sábado, 28 de julho de 2012

Enfim uma nova vitória, mas sem convencer

Após 4 jogos sem vencer, sendo 3 sem balançar a rede adversária, enfim o Glorioso, que não pode perder pra ninguém, volta somar três pontos na tabela do Brasileirão. No terceiro jogo do grande craque Clarence Seedorf, o holandês vê, de dentro do campo, um gol da Estrela Solitária.

Os últimos quatro jogos do Botafogo foram, sem dúvidas, marcados por graves erros da defesa e pelo fraco poder ofensivo da equipe. Mesmo quando os alvinegros criavam boas jogadas, o ataque, com Elkeson e/ou Rafael Marques, não aproveitava. O time que, no início, chegou a ter o melhor ataque no campeonato, agora era um dos mais inócuos.

Tal situação não mudou nem mesmo com a chegada de Seedorf, que começou tímido mas desde o início com boas participações. Boas, não milagrosas ─ ele não pode jogar sozinho. As atuações do holandês foram melhorando, mas nosso ataque não aproveitava.

Hoje, contra o Figueirense, no Engenhão, o novo ídolo da torcida mais Gloriosa do mundo mostrou que seu desempenho com a camisa mais Gloriosa do mundo só melhora ─ e impressiona. "Sidão" é um grande craque, uma peça valiosíssima no meio-de-campo, possui uma técnica muito superior à dos outros (do campeonato) e é um grande líder ─ como demonstrou até no fim do jogo, quando reuniu o time para que todos agradecessem à torcida (que compareceu em pequeno número) e saíssem juntos.

A atuação de Seedorf, no entanto, destoou do time como um todo, que continuou inócuo, vulnerável, sem alma, sedento por melhorias em inúmeros aspectos. O gol foi marcado num chute de Andrezinho de fora da área, que desviou num zagueiro adversário e matou o goleiro. Fora isso, o time criou mais algumas chances, especialmente com o craque holandês e com Márcio Azevedo ─ que, ao contrário de grande parte do time, também melhora a cada partida. E sofreu algumas pressões do fraquíssimo Figueirense.

É preciso melhorar muito para realmente poder brigar por algo grande. Seedorf é um craque, Jefferson é o melhor goleiro do Brasil, Andrezinho é muito bom, Márcio Azevedo é um ótimo lateral, Renato também joga demais, mas não é o suficiente. A defesa ainda é fraca e o ataque, com o improvisado Elkeson e o ainda nulo Rafael Marques, não vai bem. É difícil contratar grandes nomes agora, uma vez que a janela de contratações internacionais fechou ─ todavia, vale lembrar que o meia Lodeiro ainda se apresentará. Oswaldo terá que quebrar muito a cabeça.

Além disso, é preciso destacar as defesas salvadoras de Jefferson após vacilos absurdos de Fábio Ferreira; Brinner, que veio da reserva (Antônio Carlos suspenso) e foi eficiente em lances importantes; e o anencéfalo Vítor Júnior, que foi expulso após infantilmente meter a mão na bola para evitar um contra-ataque e levar o segundo amarelo ─ merece ser multado.

A próxima partida do Glorioso será o jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana, dia 1º de agosto, na Arena Barueri (SP), contra o Palmeiras.


Vinícius Franco
botafoguense e colunista do Canal #Sports
Twitter: @franconio

Um comentário:

Bao Ritcho disse...

ta foda... irregula demais hein ow...