domingo, 9 de março de 2014

O que preocupa é a (falta de) substância

Mais um jogo pelo Campeonato Carioca de 2014, mais um vexame. Após empatar com Resende, Bangu, Volta Redonda e Audax e perder para Macaé, Cabofriense e Friburguense, o Botafogo soma nova derrota no Estadual. E a fonte de revolta não está no placar, aceitável num clássico, e sim no futebol praticado — ou não praticado.

A grande questão após a vitória do Fla — que também não demonstrou um futebol vistoso ou muito eficiente — é: o que querem os reservas do Botafogo? Decerto, não é mostrar serviço, honrar suas camisas e seus salários, muito menos fazer-nos acreditar que temos suplentes dignos na Libertadores e, futuramente, no Brasileirão. Do goleiro ao centroavante, é difícil excetuar alguém da regra da displicência, da imaturidade, da covardia e da preguiça.

Embora o problema seja, portanto, geral, cabe questionar: Helton Leite conseguirá, com suas caças a borboletas, tomar a "vaga" de Renan até quando? Lucas pretende nos fazer sentir falta de Gilberto? Airton vai a campo logo após sair de um octógono? Renato ganhou alguma promoção do plano de sócio-torcedor para assistir às partidas no gramado? Daniel e Gegê são promessas de quê?

E, apesar de ter defendido Eduardo Hungaro em texto recente, começo a analisar a possibilidade de questionar: no papel, individualmente, esse time reserva não é tão ruim a ponto de nos fazer acreditar previamente que os jogos serão tão bisonhos... por que, então, não "dá liga" em jogo nenhum, com exceção daquele contra o Flu?

E na raiz de tudo, mais uma vez, não vejo algo senão a diretoria.

Que a Libertadores continue nos dando motivos para não nos preocuparmos com a mera desclassificação no Carioca. Os titulares — que até agora só brilharam no Maracanã — precisam manter nossa confiança.

_________________________
Vinícius Franco - @franconio
09 de março de 2013.

Um comentário:

André Luiz Velloso disse...

Esse time reserva já jogou sei lá quantas vezes e a cada jogo fica parecendo que eles nunca treinaram juntos... não criam, não marcam, não fazem nada... ta difícil continuar defendendo esse técnico...