terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dória (por enquanto) fica; Alex e Caio podem voltar; novela Grafite volta a ser esboçada; e Beckham valeria a pena?

Segundo o site FutNet, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, rejeitou uma proposta da Juventus (ITA) de 4,5 milhões de euros por nosso jovem zagueiro Dória. Segundo Assumpção, "por essa proposta (...) ele não sai".

A meu ver, é uma atitude correta. Dória tem só 18 anos, é prata-da-casa (com hífen ou sem hífen?) e vem mostrando um grande potencial nos últimos jogos ─ muito, mas muito, superior ao Fábio Ferreira. É preciso segurá-lo. O garoto pode dar colaborações ao time que não se conseguiria com outra contratação para a posição ─ como já se pôde perceber com a já mencionada calopsita, com Brinner e... só, a gente quase não tem zagueiros na reserva. Ademais, mesmo que seja pensando em lucros futuros, daqui a um tempo ele deverá poder ser vendido por um preço bem mais alto. Todavia, prefiro pensar só no ídolo que ele pode se tornar no Glorioso, permanecendo no clube por muito tempo.

Além disso, na mesma notícia, Maurício Assumpção afirma que é possível que Alex (jogando em algum milionário e pífio clube do "mundo árabe") e Caio (emprestado ao rebaixado Figueirense) sejam reintegrados, caso não haja boas propostas de compra.

Vejo os possíveis retornos de Alex e Caio como positivos. Os atacantes, ambos de 22 anos, já adquiriram experiência suficiente em suas passagens por outros clubes e podem contribuir positivamente para o time, que carece de bons jogadores da posição para a reserva. Ainda que o jovem craque Bruno Mendes continue e o ídolo Loco Abreu retorne, seguindo a máxima de que "para ser campeão, um time precisa ter bons reservas", seria importante contar com aqueles. Sobre Rafael Marques... não merece comentários.

E por falar em ataque, renascem os rumores de que Grafite, 33 anos, outro que está embolsando uma grana no "mundo árabe", pode estar na pauta do Botafogo para 2013. Também poderia ser um ótimo reforço, mas é preciso analisar como ele vem jogando, ter cautela, principalmente se Abreu for reintegrado.

E por falar em rumores, após Carlos Alberto Torres revelar que Beckham poderia vir para o Glorioso se as negociações com Seedorf não tivessem dado certo, andam dizendo (assim mesmo, sem fontes seguras, ao que parece) que o meia inglês ainda pode aparecer em General Severiano. Sinceramente? Creio que não valha a pena. O marketing do clube riria à toa, mas o futebol eu já não sei, menos ainda as finanças. Posso estar errado, mas seria muito dinheiro em troca de pouco futebol. Estamos com um meio-de-campo muito bom. Que sejam mantidas as preciosas peças, ou ainda que chegue uma ou outra novidade, mas sem meter os pés pelas mãos. Não há necessidade.

Até mais, Gloriosos. Comentem.


Vinícius Franco
botafoguense e colunista do Canal #Sports

Nenhum comentário: