O Campeonato Brasileiro de 1987 foi um dos mais controversos da história. Até hoje não se chegou a uma clara definição sobre quem conquistou o título daquele ano: Flamengo, campeão do módulo verde, ou Sport, campeão do módulo amarelo. Além da campanha e da participação do Botafogo, que disputou o módulo verde, cabe uma breve explicação sobre a confusão ocorrida naquele ano entre a CBF e o Clube dos 13.
Conforme a explicação dada pelo comentarista Paulo Vinícius Coelho, toda a confusão começou ainda em 1986. Até aquele ano, os campeonatos estaduais eram classificatórios para o Brasileiro. Naquele ano a CBF prometeu mudar o sistema e criar, para 1987, a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Os 24 melhores de 1986 formariam a Série A do ano seguinte. Entretanto, ao término do campeonato, a CBF mudou de ideia. Primeiro, afirmou que não tinha condições financeiras de promover a competição. Foi quando os grandes se rebelaram e fizeram o movimento que criou o Clube dos 13. Os fundadores (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro e Bahia) anunciaram que disputariam um campeonato próprio, organizado por eles mesmos.
A CBF, então, se mobilizou e anunciou que faria o campeonato com 40 clubes. Os grandes fizeram uma composição com a CBF, mas criaram a Copa União, com a participação, também, de Santa Cruz, Goiás e Coritiba, completando 16 equipes. A CBF criou o regulamento, que previa o cruzamento de campeão e vice do Módulo Verde (Copa União) com campeão e vice do Módulo Amarelo (a suposta Segunda Divisão). O Clube dos 13 dizia que não disputaria o cruzamento; a CBF dizia que haveria o cruzamento. Essa confusão se deu porque o representante do Clube dos 13 na CBF era Eurico Miranda. Eurico aceitou o acordo com a CBF, mas, quando informou à direção do Clube dos 13, este recusou veementemente. O campeonato começou com a CBF dizendo que haveria o cruzamento e o Clube dos 13 dizendo que não aceitava e que não disputaria.
Nesse ínterim, o Brasil inteiro assistiu à Copa União como sendo o Campeonato Brasileiro, sem dar muita atenção ao que aconteceria no final do ano. A TV Globo transmitia para o Brasil inteiro um jogo por rodada sorteado quinze minutos antes da partida começar, às 17h do domingo. Pernambuco também vivia assim, porque acompanhava o Santa Cruz no campeonato.
E assim o Flamengo venceu a Copa União em decisão diante do Internacional. No mesmo dia, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, um dos líderes da criação do Clube dos 13, reafirmou que não haveria cruzamento.
Enquanto isso, no mesmo dia, Guarani e Sport se classificaram para a decisão do Módulo Amarelo, decidido nos pênaltis. O empate persistiu tanto que, ao chegar aos 11x11, nas cobranças de pênalti, os dois presidentes decidiram que o torneio terminaria empatado. Sport e Guarani foram proclamados campeões empatados do Módulo Amarelo pela CBF. Tinham a perspectiva de disputar o cruzamento com Inter e Flamengo.
No início de 1988, a CBF fez a tabela. Sport e Guarani entravam em campo nas partidas marcadas contra Inter e Flamengo. Sem adversário, eram proclamados vencedores por W.O. Na decisão do “Campeonato Brasileiro”, de acordo com a CBF, o Sport enfrentou o Guarani, empatou o jogo de ida por 1x1, em Campinas, venceu em casa por 1x0. A CBF proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987. Contudo, até hoje muitos consideram o Flamengo como legítimo campeão, enquanto outros consideram o Sport.
Acima, foto do Botafogo em 1987. Em pé: Luiz Carlos, Josimar, Wilson Gottardo, Marinho e Renato; agachados: Mazolinha, Derval, Luisinho, Fernando Macaé, Carlos Magno e Berg (foto: http://portoroberto.blog.uol.com.br)
Quanto à participação do Glorioso Alvinegro, conforme dissemos, no Módulo Verde, dentre as 16 equipes o clube carioca terminou em 9º lugar. Os clubes foram divididos em dois grupos e, com as os clubes de um grupo enfrentando os do outro no 1º turno e jogando dentro do próprio grupo no 2º turno. Os campeões de cada grupo em cada turno se classificaram para as semifinais. No 1º turno o Botafogo foi o 4º colocado no Grupo A, mesma colocação obtida no 2º turno. Assim, o Botafogo mais uma vez ficava fora das fases decisivas do Campeonato Brasileiro.
Após ter disputado 15 jogos ao longo do campeonato, o Botafogo venceu quatro, empatou sete e perdeu quatro, marcando onze gols e sofrendo nove. A última partida da equipe no campeonato aconteceu em 21 de novembro de 1987, no Maracanã, que terminou empatada em 2x2. De Lima e Berg marcaram os gols do Botafogo, que entrou em campo escalado pelo técnico Zé Carlos Paulista com a seguinte formação: Jorge Lourenço; Josimar, Wilson Gottardo, Mongol e Vágner; Luizinho (Carlos Magno), Carlos Alberto Santos e Berg; Mazolinha, Jefferson Gaúcho e Maurício (De Lima). Veja abaixo toda a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1987.
1º Turno
12/09, Botafogo 1x0 Goiás
19/09, Fluminense 1x1 Botafogo
24/09, Botafogo 0x0 Internacional
27/09, Cruzeiro 1x1 Botafogo
01/10, Vasco 1x0 Botafogo
07/10, Botafogo 0x0 Santos
12/10, São Paulo 0x2 Botafogo
18/10, Coritiba 1x1 Botafogo
2º Turno
24/10, Flamengo 1x0 Botafogo
28/10, Botafogo 0x0 Atlético-MG
02/11, Grêmio 0x2 Botafogo
07/11, Botafogo 1x0 Corinthians
11/11, Santa Cruz 1x0 Botafogo
14/11, Palmeiras 1x0 Botafogo
21/11, Botafogo 2x2 Bahia
Referências: RSSSF Brasil e Futpedia
domingo, 12 de agosto de 2012
Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1987
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário