sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O título carioca de 1934


Botafogo F. C.Em 1934 o Campeonato Carioca de futebol foi mais uma vez dividido em duas ligas, a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos) e a LCF (Liga Carioca de Football). O alvinegro carioca participou, ao lado de outros nove clubes, do campeonato organizado pela AMEA. Os adversários naquele ano foram Mavilis, Andarahy, Olaria, Portuguesa, Brasil, Engenho de Dentro, Confiança, River e Cocotá. Num campeonato confuso, com equipes abandonando a competição no seu decorrer, o Glorioso não tomou conhecimento dos adversários e conquistou o tricampeonato.

A confusão no campeonato começou quando a AMEA recusou a inscrição do jogador Alfredo da Silva, do River, devido ao fato de o documento de inscrição não conter a assinatura do presidente do clube e por este haver atestado o boletim em data anterior à do requerimento feito pelo jogador. Como forma de represália, o River não entrou em campo no dia 10/06, perdendo por WO para o Mavilis. Posteriormente, o Engenho de Dentro perdeu o terreno onde sitauva-se o seu estádio e pediu para ingressar em outra liga, saindo, assim, do campeonato. Um desentendimento entre o presidente do Brasil, Dr. Célio de Barros, e o presidente da CBD, Álvaro Catão, fez com que aquele retirasse o Brasil do campeonato e, em solidariedade, Cocotá e Confiança também se retiraram.

Nilo e Carvalho Leite
Alheio a todos estes problemas, o Botafogo tinha seu time-base formado por Victor, Magioto e Rogério; Ferreira, Martim e Ariel; Áttila, Nilo, Carvalho Leite, Franklin e Moura Costa. Como de costume, Nilo tornou-se o destaque alvinegro na competição, marcando dez gols, dos quais três foram marcados em jogos que posteriormente foram anulados. Veja abaixo toda a campanha do título da equipe de General Severiano:

Campanha
15/04, River 4x4 Botafogo
22/04, Botafogo 4x2 Mavilis
13/05, Botafogo 6x0 Brasil
20/05, Engenho de Dentro 3x0 Botafogo
03/06, Botafogo 3x2 Olaria
10/06, Botafogo 6x0 Portuguesa
01/07, Andarahy 2x2 Botafogo
22/07, Mavilis 2x0 Botafogo
26/08, Olaria 0x2 Botafogo
11/11, Portuguesa 1x2 Botafogo
02/12, Botafogo 2x1 Andarahy

Como Andarahy e Portuguesa atuaram mais vezes (12) do que o Botafogo (11), foram considerados os pontos perdidos para indicar o campeão. O Botafogo perdeu seis pontos e o Andarahy sete, ficando o título com o Botafogo. Na última partida, justamente entre Botafogo e Andarahy, disputada no dia 2 de dezembro de 1934, em General Severiano, Nilo e Attila marcaram os gols da vitória alvinegra por 2x1, com Bianco, o artilheiro do campeonato, descontando para o Andarahy.

Referência: RSSSF Brasil

Nenhum comentário: