segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1979


Após campanhas relativamente boas em 1977 e 1978, o Botafogo chegou com certa confiança para o Campeonato Brasileiro de 1979. Entretanto, foi uma das mais curtas participações do Glorioso da história da competição, sendo eliminado na 2ª fase do campeonato depois de entrar em campo apenas sete vezes.

Novamente a CBF aumentou o número de clubes participantes do Campeonato Brasileiro, chegando ao recorde da história da competição: 94 equipes. Oitenta clubes foram divididos em dez grupos na primeira fase. A segunda fase contou com a participação de 56 clubes divididos em sete grupos, de onde passaram apenas os dois primeiros colocados para a fase seguinte. A terceira fase teve estes 14 clubes se juntando a Palmeiras e Guarani, finalistas de 1978 e que entraram direto nesta fase. As 16 equipes foram divididas em quatro grupos, de onde apenas o primeiro colocado obtinha a classificação. Assim, os quatro clubes restantes fizeram as semifinais: Vasco x Coritiba e Internacional x Palmeiras. Nas finais, o Internacional venceu o Vasco nos dois jogos e sagrou-se campeão brasileiro de forma invicta.

Botafogo - Campeonato Brasileiro de 1979
O Botafogo não disputou a 1ª fase, entrando de maneira direta no Grupo J, na 2ª fase, ao lado de outros sete clubes. Somente os dois primeiros teriam sua classificação garantida, mas o Botafogo terminou em 3º lugar. Com a derrota para o Operário-MS por 2x0 em Campo Grande e a vitória do São Bento, também por 2x0, sobre o Figueirense, em Sorocaba, Operário e São Bento obtiveram a classificação. Ressalta-se que o Botafogo havia derrotado o São Bento por 6x1 na sua partida de estreia e, ainda assim, ficou atrás dos paulistas na classificação.

Ao final, depois de disputar apenas sete jogos, o Botafogo foi eliminado com três vitórias, três empates e uma derrota. No último jogo, disputado em 28 de novembro de 1979, no Estádio Pedro Pedrossian, em Campo Grande, o Botafogo entrou em campo com a seguinte formação: Borracha; Perivaldo, Luís Cláudio, Renê e Vanderlei Luxemburgo; Dé, Marcelo, Mendonça, Renato Sá e Wescley; Ziza (Gil). O técnico era Djalma Cavalcante. Veja abaixo toda a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1979.

2ª Fase
07/11, Botafogo 6x1 São Bento
11/11, Comercial-MS 1x1 Botafogo
15/11, Botafogo 0x0 Figueirense
18/11, Botafogo 1x0 ABC
21/11, Joinville 0x0 Botafogo
24/11, Botafogo 1x0 Grêmio Maringá
28/11, Operário-MS 2x0 Botafogo

Referências: RSSSF Brasil e Futpedia

Nenhum comentário: