segunda-feira, 26 de abril de 2010

O possível retorno do ídolo de 5 meses

Qualquer especulação do retorno de Maicosuel a General Severiano faz os olhos da torcida alvinegra brilharem. E também os do meia-atacante, hoje no Hoffenheim.

Maicosuel chegou ao Botafogo em janeiro de 2009, sem badalações. Mas 5 meses depois, quando deixava o Glorioso para assinar com o clube alemão, tinha status de ídolo. "Magosuel", como foi apelidado pela torcida botafoguense, foi, em 5 meses, o que os alvinegros esperavam, talvez, desde Túlio Maravilha.

Talvez pareça exagero compará-lo com um dos maiores ídolos da história do clube (foi o principal nome do título brasileiro de 95) - e, se tratando de fatos, é mesmo. Mas o sentimento da torcida pelo "Mago" foi de fascínio.

O jogador demonstrou, do início ao fim, tamanha habilidade, dedicação e respeito à camisa que já foi de Garrincha, Nilton Santos, Gérson e outros gênios, que causou um inenarrável encanto nos botafoguenses. A identificação do jogador com o clube foi algo que, na era dos "jogadores mercenários", não se via há muito tempo.

As maiores provas de que Maicosuel continuou no coração dos alvinegros após sua saída é que, mesmo deixando o clube após curtos (e eternos) 5 meses vestindo a camisa do Glorioso, a torcida sonhava com seu retorno a partir do minuto seguinte de sua partida. O que reforça o fato do quão importante ele é para esta torcida, é que ele saiu sem nenhum título. Mas não precisava. 13 gols em 22 jogos e o reconhecimento de melhor meia-esquerda do Carioca já são suficientes para garantir admiração.

Mas admiração não é paixão, quase amor, eu diria, que os botafoguenses sentem por Maicosuel.
Quem não é botafoguense e lê todos esses meus argumentos talvez ainda assim não entenda o motivo de tanto desejo da torcida pelo retorno do craque (sim, para nós, ele é craque). Mas como eu disse no quarto parágrafo, o encanto dos alvinegros por ele é inenarrável.

Maicosuel simplesmente preencheu um vazio que pedia por alguém no coração dos botafoguenses.

O jornalista Rodrigo Bueno diria: "Só quem é botafoguense sabe o que é ser botafoguense. Só quem é..."
Já eu, digo: "Só quem é botafoguense sabe o que é idolatrar o Maicosuel. Só quem é..."

Frases do Maicosuel, sobre seu desejo de voltar a vestir a camisa do Botafogo:

"Não sei se jogarei aqui de novo daqui a três ou dez anos. Mas pretendo atuar no clube novamente antes de encerrar a minha carreira. Se retornar ao Brasil, quero que seja para o Botafogo." - ao deixar o clube.

"Tenho uma dívida com o Botafogo, que se não pagar agora, será mais para frente. Sonho dar títulos à torcida e ao grupo. " - após ser perguntado das chances de voltar ao Glorioso em 2010.

"Pode ser o melhor clube da França, mas a prioridade será sempre do Botafogo. É um clube pelo qual tenho muito carinho, que me valorizou muito e onde fiz amigos como o André Silva (vice-presidente de futebol). Devo ao Botafogo tudo o que sou hoje." - ao ser perguntado sobre o interesse mútuo do Paris Saint-Germain.


Vinícius Franco - @xxVINICIUSxx

Um comentário:

BaoRitcho disse...

Emociona qualquer um hein ow... :~~~~~~~~~~~~