O conturbado campeonato carioca de 1907 parece não ter fim. Naquele ano participavam do campeonato apenas quatro equipes: Botafogo, Fluminense, Paissandu (hoje apenas um clube social) e Internacional (hoje extinto). O regulamento era simples: todos contra todos em turno e returno, sendo consagrado como campeão aquele que obtivesse mais pontos. Veja a campanha do Botafogo naquele ano:
1º Turno
02/06, Fluminense 3x0 Botafogo
16/06, Botafogo 5x3 Paissandu (gols de Emmanuel Sodré (3), Flávio Ramos e Raul Rodrigues)
14/07, Internacional 0x2 Botafogo (gols de Ataliba Sampaio e Raul Rodrigues)
2º Turno
15/09, Paissandu 1x3 Botafogo (gols de Flávio Ramos (2) e Canto)
22/09, Botafogo 4x2 Fluminense (gols de Flávio Ramos (3) e Gilbert Hime)
29/09, Botafogo WOx0 Internacional
Com grandes atuações de Flávio Ramos, artilheiro do campeonato, com seis gols, o glorioso alvinegro terminou em primeiro lugar empatado com o Fluminense, ambos com 10 pontos. O Fluminense, por possuir um saldo de gols melhor (10 a 5) declarou-se campeão, provavelmente esquecendo-se do fato de que não havia critério de desempate previsto no regulamente, fosse por meio de jogo extra, fosse por meio de saldo de gols. Como ambas as partes não chegaram a um acordo sobre quem seria o campeão daquele ano, iniciou-se uma batalha jurídica que só veio a ter um desfecho em 1996, 89 anos após o ocorrido. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro resolveu declarar então que os dois clubes foram campeões naquele ano.
Referências: RSSSF Brasil e Campeões do Futebol
terça-feira, 26 de maio de 2009
O título carioca de 1907
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Néééééé
e o Flumerda queria garfar o título ali haha ridiculo
Errado. HAVIA critério previsto, o saldo de gols. O problema foi exatamente esse, com o WO sobre o Internacional, o Botafogo não teve chance de descontar o saldo muito maior do Flu.
Informem-se...
Pois é, Anônimo, MAS, se havia o critério de saldo de gols, não haveria porquê o Botafogo espernear, pois o título seria merecidamente do Fluminense, e sem discussão. SE assim fosse, a Federação também daria ganho de causa ao Fluminense em 1996 e não foi isso que aconteceu.
Abraço,
Felipe.
isso foi ridículo aliás o fluminense é um clube ridículo,
vamos ser justos os primeiros campeonatos nem eram pra ser contados, pois no começo só existia flu bota e outros 2 timinhos que nem existem há mto tempo, Quando o flamengo entrou em no torneio o flu já tinha 4 títulos e o bota 2 e anos depois quando o vasco entrou no campeonato o flu já tinha 8 títulos o fla 4 e o bota 3 ou 4
então vamos ser justos vamos contabilizar a partir do momento que os 4 grandes do RJ estavam na competição ai teemos subtrair 8 títulos do fluminense 4 do fla e 3 do bota
então ficariam 29 títulos do flamengo, 23 do flu 22 do vasco e 17 do bota
Postar um comentário