domingo, 6 de janeiro de 2013

O time ideal para 2013 e o que deve estrear no Carioca contra o Duque de Caxias

Nosso Glorioso, após algumas contratações e outras vendas, parece já ter seu elenco quase pronto para 2013 ─ ou ao menos para o Campeonato Carioca. Faltam só algumas definições, como alguns atletas que estão na lista de negociáveis ─ sobre os quais falarei brevemente no fim do texto ─ e outros que estão perto de assinar.

Dentre as peças já confirmadas, escalei o time fazendo um misto do que eu penso ser o ideal e do que o treinador Oswaldo de Oliveira já demonstrou ser o que prefere em 2012. Primeiro, a formação que deve se confirmar ao longo da temporada (caso o departamento médico e a Juventus de Turim permitam, se é que vocês me entendem).


Para o gol, obviamente, não há o que discutir: Jefferson, o melhor goleiro do Brasil, é nosso titular. 

Na lateral-direita, Lucas, que demonstrou ser um ótimo apoiador no ano passado, apesar de algumas pontuais falhas defensivas. Na esquerda, mesmo com bons (mas esporádicos) jogos de Lima no ano passado e com a chegada de Júlio César (ex-Grêmio), não acredito que Márcio Azevedo irá para a reserva. É um ótimo apoiador, cruza bem e, quando não tira um jogo para deixar uma avenida em seu lado, é um leão na marcação.

Na zaga, caso Dória ─ que está servindo a Seleção Brasileira Sub-20 ─ não seja negociado com a Juventus, sem dúvidas será titular, mesmo com a chegada de Rodrigo Defendi (ex-Vitória de Guimarães), que, creio, também não tirará a vaga do sólido (apesar de nem tanto) Antônio Carlos. A questão da entrada ou não de Defendi no time, na verdade, me parece uma incógnita, visto que o jogador passou por vários importantes clubes europeus como uma grande promessa, mas na última temporada estava no modesto Vitória de Guimarães, de Portugal. É preciso ver como entrará no time. Por enquanto, permaneço com os titulares do fim de 2012.

As maiores complicações para escalar o time, a meu ver, se encontrarão no meio, a começar pelos dois volantes. A briga é grande: Gabriel, Jadson, Lucas Zen, Marcelo Mattos, Renato e ainda Rodrigo Dantas e Fabiano, que correm (muito) por fora. Acredito que Jadson, que fez um ótimo 2012 ─ tanto que foi convocado para defender a Seleção Brasileira no Mundial Sub-20 ─ será titular, ao lado de Marcelo Mattos, caso suas condições físicas permitam. Renato também é um grande volante, mas terminou a última temporada num nível mais baixo do que se espera. Com isso, se Mattos se recuperar, deverá ganhar sua vaga. Se nenhum dos dois estiver bem, Gabriel, outra ótima revelação do ano que passou, é um ótimo candidato, porém muito jovem. Lucas Zen segue se recuperando de grave lesão.

A dificuldade de escalar o time permanece, e até mesmo aumenta, com os três meias de ligação. Ou pelo menos com dois deles, já que Seedorf, indubitavelmente, é titular. Fellype Gabriel não jogou tantas vezes em 2012 quanto se esperava, mas, quando entrou, fez o coração dos alvinegros bater mais rapidamente ─ acompanhado de sorrisos, e não de mãos arrancando os cabelos de raiva. É um dos favoritos de Oswaldo Oliveira e merece a titularidade. O problema de sacramentar sua vaga no onze inicial é que ainda há Andrezinho e Lodeiro. O uruguaio terminou o ano voando, à frente de Andrezinho, mas este já mostrou sua qualidade amiúde. Prefiro não sacramentar o dono da vaga de titular. Com as ótimas peças que temos para o meio-de-campo, a camisa com o escudo mais lindo do mundo estará muito bem defendida com quaisquer deles em campo.

Por fim, para o ataque, mesmo com as chegadas de Henrique (ex-Sport) e Anderson Aquino (ex-Coritiba), já que Oswaldo prefere jogar com um único homem avançado, ainda acho que Bruno Mendes é o indicado para colocar as bolas no fundo das redes adversárias.

No entanto, não é este o time que começará oficialmente a temporada, dia 20/01, contra o Duque de Caxias, às 19:30, no Engenhão. Dória, Jadson e Bruno Mendes estão servindo a Seleção Brasileira Sub-20,  além de Marcelo Mattos ainda ter sua situação física incerta.

Diante disso, resolvi escalar também o time que, ao que imagino, deverá estrear no Campeonato Carioca de 2013.



Diferentemente da equipe que considero a ideal para a temporada, no próximo dia 20 deveremos ter Rodrigo Defendi como titular na defesa ─ apesar de, como eu disse, o atual nível de seu futebol ainda ser uma incógnita, o que fará com que eu não me espante se André Bahia, outra interrogação, começar jogando. Na cabeça-de-área, creio que Renato e Gabriel serão as melhores opções. Já no ataque, acredito que Henrique, artilheiro e Bola de Ouro do último Mundial Sub-20, a priori, vencerá a disputa da vaga de titular com Anderson Aquino, outro bom atacante, proveniente do Coritiba.



POR QUE NÃO OUTROS?



Você pode estar se perguntando por que não citei nomes como Abreu, Elkeson, Brinner, Vítor Júnior, Jobson e Fábio Ferreira. A resposta é simples: alguns já se transferiram e outros ainda sairão. Já partiram na barca: Elkeson, para o Guanghzou Evergrande (China); Vítor Júnior, que volta de empréstimo para o Corinthians; e Brinner, emprestado ao Bahia. Já Abreu e Jobson estão perto de acertar com Nacional (Uruguai) e São Caetano, respectivamente. Fábio Ferreira, para o bem de todos e felicidade geral da nação alvinegra, pediu para ser liberado, mas ainda não está definido para onde vai.


Você pode ter se perguntado também por que eu nem citei Rafael Marques. Na verdade, se você se perguntou isso, peço-lhe uma coisa: deixa de torcer para o Botafogo. Mas, falando sério, mais uma feliz notícia recebida há pouco é que o... o... o... (ele joga de quê? ele joga?)... ele pode negociar sua ida para o Guarani. Que vá com todos os deuses possíveis.

Para finalizar este testamento, vale mencionar a vinda de André Bahia, zagueiro do Samsunspor (Turquia), perto de ser sacramentada. Creio que ele, porém, vem para ser reserva de Antônio Carlos e Dória, disputando a vaga de "primeiro suplente" com Rodrigo Defendi.


Vinícius Franco
botafoguense e colunista do Canal #Sports

2 comentários:

André Luiz Velloso disse...

0_0
ainda ta difícil saber o que ele vai escalar, principalmente na zaga... vamo ve essas duas semanas antes de começar o campeonato...

Jorge Ramiro disse...

No outro dia eu vi vários jogadores do Botafogo comer em um restaurante que eu encontrei em Kekanto. Foi perto do Rio de Janeiro, não sei o que eles estavam fazendo lá. Talvez houvesse um jogo de futebol.