sábado, 28 de julho de 2012

Enfim uma nova vitória, mas sem convencer

Após 4 jogos sem vencer, sendo 3 sem balançar a rede adversária, enfim o Glorioso, que não pode perder pra ninguém, volta somar três pontos na tabela do Brasileirão. No terceiro jogo do grande craque Clarence Seedorf, o holandês vê, de dentro do campo, um gol da Estrela Solitária.

Os últimos quatro jogos do Botafogo foram, sem dúvidas, marcados por graves erros da defesa e pelo fraco poder ofensivo da equipe. Mesmo quando os alvinegros criavam boas jogadas, o ataque, com Elkeson e/ou Rafael Marques, não aproveitava. O time que, no início, chegou a ter o melhor ataque no campeonato, agora era um dos mais inócuos.

Tal situação não mudou nem mesmo com a chegada de Seedorf, que começou tímido mas desde o início com boas participações. Boas, não milagrosas ─ ele não pode jogar sozinho. As atuações do holandês foram melhorando, mas nosso ataque não aproveitava.

Hoje, contra o Figueirense, no Engenhão, o novo ídolo da torcida mais Gloriosa do mundo mostrou que seu desempenho com a camisa mais Gloriosa do mundo só melhora ─ e impressiona. "Sidão" é um grande craque, uma peça valiosíssima no meio-de-campo, possui uma técnica muito superior à dos outros (do campeonato) e é um grande líder ─ como demonstrou até no fim do jogo, quando reuniu o time para que todos agradecessem à torcida (que compareceu em pequeno número) e saíssem juntos.

A atuação de Seedorf, no entanto, destoou do time como um todo, que continuou inócuo, vulnerável, sem alma, sedento por melhorias em inúmeros aspectos. O gol foi marcado num chute de Andrezinho de fora da área, que desviou num zagueiro adversário e matou o goleiro. Fora isso, o time criou mais algumas chances, especialmente com o craque holandês e com Márcio Azevedo ─ que, ao contrário de grande parte do time, também melhora a cada partida. E sofreu algumas pressões do fraquíssimo Figueirense.

É preciso melhorar muito para realmente poder brigar por algo grande. Seedorf é um craque, Jefferson é o melhor goleiro do Brasil, Andrezinho é muito bom, Márcio Azevedo é um ótimo lateral, Renato também joga demais, mas não é o suficiente. A defesa ainda é fraca e o ataque, com o improvisado Elkeson e o ainda nulo Rafael Marques, não vai bem. É difícil contratar grandes nomes agora, uma vez que a janela de contratações internacionais fechou ─ todavia, vale lembrar que o meia Lodeiro ainda se apresentará. Oswaldo terá que quebrar muito a cabeça.

Além disso, é preciso destacar as defesas salvadoras de Jefferson após vacilos absurdos de Fábio Ferreira; Brinner, que veio da reserva (Antônio Carlos suspenso) e foi eficiente em lances importantes; e o anencéfalo Vítor Júnior, que foi expulso após infantilmente meter a mão na bola para evitar um contra-ataque e levar o segundo amarelo ─ merece ser multado.

A próxima partida do Glorioso será o jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana, dia 1º de agosto, na Arena Barueri (SP), contra o Palmeiras.


Vinícius Franco
botafoguense e colunista do Canal #Sports
Twitter: @franconio

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1984

Pelo terceiro ano consecutivo o Botafogo fazia praticamente a mesma campanha no Campeonato Brasileiro. Assim como nas duas edições anteriores, em 1984 o Botafogo novamente foi mal e terminou eliminado ainda na 2ª fase da competição. Mais uma vez fora das fases eliminatórias, o sonho da conquista do título nacional era adiado por mais um ano.

Do Campeonato Brasileiro de 1984 participaram 41 clubes de todo o Brasil, sendo divididos em oito grupos na 1ª fase. Classificaram-se os três melhores de cada e os quartos colocados teriam que disputar a repescagem para tentar conquistar as últimas vagas na fase seguinte. No total, 32 equipes se classificaram para a 2ª fase e foram divididas em oito grupos de quatro equipes. As duas melhores de cada grupo garantiram vaga nas oitavas-de-final, seguindo o campeonato em fases eliminatórias até decisão, que teve, pela primeira vez, um clássico carioca: Fluminense x Vasco. A equipe tricolor levou a melhor e conquistou o título brasileiro daquele ano, sendo o terceiro título seguido para um clube do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro.

Botafogo em 1984
Acima, foto do Botafogo no Maracanã em 1984, com elenco já posterior ao do Campeonato Brasileiro daquele ano (fonte: http://bandeirasbotafoguenses.blogspot.com.br).

Na 1ª fase do campeonato o Botafogo ficou em 2º lugar no Grupo H, atrás apenas do Santa Cruz, garantindo a classificação para a fase seguinte. Na 2ª fase os adversários do alvinegro carioca foram Coritiba, América-RJ e Operário-MT. O Botafogo chegou à última rodada ainda com chances de classificação mas foi derrotado de forma patética pelo fraco Operário em casa por 1x0, sendo novamente eliminado nesta fase, assim como em 1982 e 1983, e ficando de fora das oitavas-de-final. Caso tivesse vencido, teria obtido a classificação.

Após ter disputado somente 14 partidas ao longo do campeonato, o Botafogo foi eliminado com cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, marcando 14 gols e sofrendo 11. No último confronto do campeonato, na já mencionada derrota ridícula por 1x0 para o Operário-MT, em jogo disputado no Estádio de São Januário, o Botafogo entrou em campo com a seguinte escalação: Paulo Sérgio; Josimar, Caxias, Cristiano e Paulo César Prates; Nininho (Cláudio), Demétrio e Berg; Cláudio Adão, Djalma Bahia e Té. O técnico da equipe era Didi. Veja abaixo toda a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1984.

1ª Fase
01/02, Portuguesa 0x1 Botafogo
05/02, Botafogo 0x1 Santa Cruz
09/02, Botafogo 2x0 Auto Esporte-PI
12/02, Moto Club 1x1 Botafogo
15/02, Auto Esporte-PI 1x2 Botafogo
22/02, Botafogo 0x1 Moto Club
25/02, Botafogo 0x0 Portuguesa
29/02, Santa Cruz 1x2 Botafogo

2ª Fase
11/03, Operário-MT 1x1 Botafogo
15/03, Botafogo 3x1 Coritiba
18/03, Botafogo 0x0 América-RJ
21/03, Coritiba 1x1 Botafogo
24/03, América-RJ 2x1 Botafogo
01/04, Botafogo 0x1 Operário-MT

Referências: RSSSF Brasil e Futpedia

domingo, 22 de julho de 2012

Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1983

BotafogoA fraca campanha do Glorioso Alvinegro no Campeonato Brasileiro de 1982 praticamente se repetiu em 1983, quando o Botafogo ficou apenas na 22ª colocação. Tal como no ano anterior, o Botafogo foi eliminado na 2ª fase da competição e ficou de fora das fases eliminatórias e decisivas do campeonato, novamente longe de brigar pela conquista do título.

O Campeonato Brasileiro de 1983 contou mais uma vez com a participação de 44 clubes de todo o país, sendo que quatro deles entraram na 2ª fase após conquistarem a vaga por meio da Taça de Prata, uma espécie de 2ª divisão nacional naquela época. O regulamento foi o mesmo do ano anterior, quando os demais 40 clubes foram divididos em oito grupos na 1ª fase, classificando-se os três melhores de cada e o quarto colocado indo para a repescagem. No total, 32 equipes se classificaram para a 2ª fase e foram divididas em oito grupos de quatro equipes. As duas melhores de cada grupo passaram para as oitavas-de-final, seguindo o campeonato com fases eliminatórias até decisão, que teve frente a frente o Flamengo, que tentava o terceiro título nacional, sendo o segundo consecutivo, e o Santos, que brigava por uma nova conquista nacional após os tempos de Pelé. Os rubro-negros acabaram ficando com a taça.

Botafogo em 1983
Acima, uma foto do Botafogo em 1983, com elenco já posterior ao do Campeonato Brasileiro. Em pé: Josimar, Alemão, Paulo Sérgio, Osvaldo, Marco Antônio e Abel. Agachados: Geraldo, Nunes, Berg, Demétrio e Jérson.

Na 1ª fase do campeonato o Botafogo ficou apenas com a pífia na 4ª colocação no Grupo G, o que o obrigou a disputar a repescagem, onde conseguiu a classificação após derrotar o Ferroviário-CE. Na 2ª fase os adversários foram Grêmio, América-RJ e Sergipe. O Botafogo chegou à última rodada ainda com chances de classificação e goleou o Sergipe por 6x2, mas um empate entre Grêmio e América-RJ foi o suficiente para que os gaúchos se classificassem com um saldo de um gol a mais do que o Botafogo, deixando os cariocas de fora das oitavas-de-final.

Após ter disputado apenas 15 partidas ao longo do campeonato, o Botafogo foi eliminado com cinco vitórias, cinco empates e cinco derrotas, marcando 22 gols e sofrendo 17. Na última partida do campeonato, numa grande goleada diante do Sergipe no Estádio Lourival Batista, em Aracaju, por 6x2, o Botafogo entrou em campo com a seguinte formação: Paulo Sérgio; Josimar, Luís Cláudio, Cristiano e Paulo Verdum; Alemão e Ataíde; Jérson, Geraldo, Té e Lupercínio. O técnico era Zé Mário. Veja a seguir toda a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1983.

1ª Fase
23/01, Brasília 3x2 Botafogo
27/01, Botafogo 0x1 Ferroviária-SP
02/02, Botafogo 0x0 Colorado-PR
05/02, Botafogo 1x0 Internacional
19/02, Colorado-PR 3x0 Botafogo
23/02, Ferroviária-SP 2x1 Botafogo
26/02, Botafogo 3x0 Brasília
06/03, Internacional 0x0 Botafogo

Repescagem
09/03, Botafogo 3x1 Ferroviário-CE

2ª Fase
13/03, Botafogo 3x1 Sergipe
16/03, Grêmio 1x1 Botafogo
22/03, América-RJ 0x0 Botafogo
26/03, Botafogo 1x2 América-RJ
30/03, Botafogo 1x1 Grêmio
03/04, Sergipe 2x6 Botafogo

Referências: RSSSF Brasil e Futpedia

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Rapidinhas de hoje (20/07/2012)

1 - Ontem, 19/07, Nicolás Lodeiro foi oficialmente anunciado como reforço do Botafogo. O acerto com o atleta havia sido noticiado aqui no blog desde o dia 7 deste mês. O meia uruguaio de 23 anos assinou contrato de 4 anos e irá se apresentar após as Olimpíadas.

2 - Hoje, outro jogador foi oficialmente anunciado: trata-se de Lima, lateral-esquerdo que estava no Internacional. O atleta de 21 anos assinou com o Glorioso por 5 anos e já começa a treinar amanhã (sábado, 21). A contratação de Lima também havia sido anunciada por nosso blog no dia 7.

3 - Elkeson segue como dúvida para o jogo de domingo, contra o Grêmio, devido a dores no tornozelo esquerdo. O meia, que vem jogando como atacante, fará um treino amanhã para confirmar se será relacionado para a partida.

4 - Além de Elkeson, Cidinho sente dores na coxa e também é dúvida para o próximo jogo.


A próxima partida do Glorioso será domingo, às 18h30min, no Engenhão, contra o Grêmio. O jogo marcará a estreia da maior contratação internacional da história do futebol brasileiro, Clarence Seedorf. Compareçam, Gloriosos! Casa cheia para ver nosso novo ídolo em campo!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Apesar de merecer a vitória, empate na estreia de Rafael Marques

Assim como na partida anterior, contra o Fluminense, o Botafogo teve chances de vencer e acabou só empatando após as oportunidades desperdiçadas. Ontem, contra o Santos, no entanto, houve uma diferença: o Glorioso foi superior ao adversário durante boa parte do jogo.

No Clássico Vovô, domingo passado, apesar de ter criado boas chances e ter podido vencer, o Alvinegro não foi absoluto na partida. O adversário também criou ótimas oportunidades. Por isso, o empate parecia justo ─ o jogo foi equilibrado.

Na partida de ontem, na Vila Belmiro, ao contrário, houve um bom domínio botafoguense. Desde o primeiro tempo, quando Fellype Gabriel chegou a carimbar o travessão, o clube da Estrela Solitária foi, durante a maior parte do tempo, o melhor na peleja, criando boas jogadas e oportunidades para marcar, desperdiçadas por infelicidade de Rafael Marques (que por muito pouco não mexeu no placar), ou porque o "último passe" não vinha com qualidade.

Apesar de, a meu ver, o Botafogo ter merecido a vitória fora de casa, o resultado não foi ruim. Um empate fora de casa contra um adversário que, normalmente, oferece dificuldades, não é de todo negativo. De vez em quando empatar fora (pois também é preciso vencer às vezes) e fazer sua parte em casa é sinônimo de ótima campanha.

Sobre a estreia de Rafael Marques, como disse, não marcou por pouco, principalmente num cabeceio no segundo tempo. Todavia, também teve boas chances que desperdiçou por erros de domínio e apareceu algumas vezes em impedimento de forma meio infantil. Mas não foi de todo mal. Movimentou-se bastante, procurou jogo e ajudou na marcação. É só o primeiro jogo do atacante de 29 anos com a camisa mais Gloriosa do mundo, tenhamos paciência, acreditemos ─ é o nosso papel, da torcida.

A próxima partida será no próximo domingo (22), às 18h30min, no Engenhão, contra o Grêmio, jogo no qual poderá estrear o gênio Clarence Seedorf.

Para finalizar este post trago uma notícia que contradiz um pouco a postada por mim anteontem: Yacob não virá mais. O volante do Racing, que negociava com o Botafogo, queria mesmo é jogar na Europa. A proposta veio, do West Bromwich (ING), com valores que o impressionaram. Nesses valores, no entanto, não estavam descontados os altos impostos ingleses. Quando o argentino percebeu isso, já era tarde: um pré-contrato estava assinado e o mesmo não foi desfeito, como ele tentou. O jogador não virá mais.



Vinícius Franco
botafoguense e colunista do Canal #Sports
Twitter: @franconio

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1982

BotafogoApós chegar perto do título, com a eliminação polêmica nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1981, o Botafogo teve nova recaída e não fez boa campanha na edição de 1982 do principal campeonato do país. O alvinegro foi eliminado da competição na 2ª fase, ficando fora das fases eliminatórias e muito longe de almejar o título nacional.

O Campeonato Brasileiro de 1982 contou, assim como no ano anterior, com 44 clubes de todo o país, sendo que quatro deles entraram na 2ª fase após conquistarem a vaga por intermédio da Taça de Prata, uma espécie de 2ª divisão nacional daqueles tempos. Os demais 40 clubes foram divididos em oito grupos na 1ª fase, classificando-se os três melhores de cada e o quarto colocado indo para a repescagem. No total, 32 equipes disputaram a 2ª fase divididas em oito grupos de quatro equipes. As duas melhores de cada grupo passaram para as oitavas-de-final, seguindo o campeonato com fases eliminatórias até a grande decisão, que teve frente a frente o Grêmio, que tentava o bicampeonato, e o Flamengo, que viria a ser campeão pela segunda vez.

Josimar
Na foto acima, o lateral-direito Josimar, que já fazia parte do elenco em 1982 e chegaria a disputar a Copa do Mundo em 1986.

Na 1ª fase o Botafogo ficou na 2ª colocação no Grupo B, o que lhe garantiu uma vaga na fase posterior da competição. Na 2ª fase os adversários foram Treze, Londrina e São José-SP, que, teoricamente, pela tradição, não deveriam impedir a classificação do clube carioca. Mas a fase era muito ruim e a classificação já havia escapado com uma rodada de antecedência, com o clube ficando apenas na terceira posição do grupo, tendo vencido apenas uma partida nesta fase.

Após ter disputado apenas 14 partidas ao longo do campeonato, o Botafogo foi eliminado com seis vitórias, três empates e cinco derrotas, marcando 21 gols e sofrendo 17. Na última partida do campeonato, uma melancólica derrota para o Treze por 3x1 no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Botafogo foi escalado com a seguinte formação: Paulo Sérgio; Josimar, Luís Cláudio, Gilmar e Almir; Mendonça, Gaúcho e Édson; Té (Mirandinha), Geraldo e Washington. O técnico era Jorge Vieira. Veja abaixo toda a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1982.

1ª Fase
17/01, Botafogo 1x2 Guarani
24/01, Botafogo 2x0 América-RN
28/01, River-PI 1x3 Botafogo
31/01, Ceará 0x0 Botafogo
03/02, América-RN 0x3 Botafogo
07/02, Botafogo 5x2 River-PI
10/02, Botafogo 1x0 Ceará
14/02, Guarani 4x1 Botafogo

2ª Fase
28/02, Treze 0x2 Botafogo
07/03, São José-SP 0x0 Botafogo
11/03, Botafogo 1x3 Londrina
14/03, Botafogo 0x1 São José-SP
17/03, Londrina 1x1 Botafogo
24/03, Botafogo 1x3 Treze

Referências: RSSSF Brasil e Futpedia

terça-feira, 17 de julho de 2012

Rapidinhas de hoje (17/07/2012)

1 - Rafael Marques foi regularizado na CBF e é provável que estreie com a camisa do Glorioso amanhã, contra o Santos, na Vila Belmiro (19h30min), principalmente porque Elkeson, que vem ocupando (muito bem) a posição de atacante, não foi relacionado para a partida devido a uma lesão no tornozelo esquerdo.

2 - Lodeiro assinou contrato com o Botafogo. O jogador passou rapidamente pelo Brasil para assinar por quatro anos com o Alvinegro e regularizar sua situação no país. O meia uruguaio de 23 anos, que disputará as Olimpíadas de Londres, deverá ser anunciado oficialmente nos próximos dias.

3 - Segundo o globoesporte.com, em breve o Botafogo poderá ter boas notícias em relação à negociação com Claudio Yacob, volante argentino de 24 anos do Racing (ARG).


O blog do BOTAFOGO no Canal #Sports continuará informando as principais notícias sobre o Glorioso. Acompanhe.

Empate justo, mas dava pra ter vencido

O clássico disputado contra o Fluminense, no último domingo, terminou empatado em 1 a 1. Pelo futebol disputado por ambas as equipes na peleja, criando (e desperdiçando) um razoável número de chances, o placar foi justo. O "Clássico Vovô" da nona rodada do Brasileirão 2012 foi equilibrado.

No entanto, a vitória alvinegra foi possível. Principalmente após um preciso cruzamento de Elkeson pela esquerda para Fellype Gabriel, que, livre no meio da área, tentou bater no contrapé do goleiro adversário, sem sucesso. É inadmissível perder um gol feito como aquele.

Contudo, bola pra frente. Não podemos só reclamar. É preciso ressaltar a brilhante jogada e o magistral cruzamento de Márcio Azevedo para a cabeçada fulminante de Andrezinho. Lima, jovem lateral-esquerdo do Inter, deve assinar com o Botafogo, mas será difícil conseguir a vaga no time titular.

A próxima partida será quarta-feira, 18, às 19h30min, contra o Santos, na Vila Belmiro. É possível que o atacante Rafael Marques estreie, até mesmo porque Elkeson sente dores no tornozelo esquerdo e é dúvida.

Seedão irá a campo com a camisa Gloriosa no domingo, contra o Grêmio, às 18h30min, no Engenhão.



Vinícius Franco
botafoguense e colunista do Canal #Sports
Twitter: @franconio

sábado, 14 de julho de 2012

Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1981

Após campanhas ruins nos campeonatos brasileiros de 1979 e 1980, o Botafogo ressurgia, embora desacreditado por muitos, e voltava a fazer uma campanha digna de suas tradições no Campeonato Brasileiro de 1981, apesar de não ter iniciado tão bem a sua caminhada. Aliás, se não fosse por uma arbitragem extremamente tendenciosa, canalha e mau caráter, teria o Botafogo, no mínimo, alcançado a final da competição naquele ano. Falaremos sobre isso novamente mais adiante.

Botafogo em 1981
O Brasileiro de 1981 contou com a participação de 44 clubes, sendo que quatro deles entraram na 2ª fase após conquistarem a vaga por meio da Taça de Prata, uma espécie de 2ª divisão nacional naquela época. As demais 40 equipes foram divididas em quatro grupos na 1ª fase, classificando-se as sete melhores de cada. A estas 28 equipes somaram-se as quatro melhores da Taça de Prata, totalizando 32 clubes, que foram divididos em oito grupos de quatro equipes. As duas melhores de cada grupo passaram para as oitavas-de-final, seguindo o campeonato em fases eliminatórias até a grande decisão, que deveria ter sido entre Botafogo e Grêmio, mas a arbitragem do Sr. Bráulio Zanotto se encarregou de que fosse entre São Paulo e Grêmio.

Na 1ª fase o Botafogo ficou apenas na 7ª colocação no Grupo B, o que foi, por pouco, suficiente para garantir vaga na fase seguinte. O grupo da 2ª fase teve Santos, Bangu e Mixto e, desta vez, o alvinegro carioca terminou na 1ª colocação. Nas oitavas-de-final o adversário foi o CSA, que o Botafogo deixou para trás com um empate fora de casa em 0x0 e uma vitória no Rio de Janeiro por 2x0. Nas quartas-de-final, confronto de grande rivalidade diante do Flamengo, que defendia o título brasileiro de 1980. Depois de um empate em 0x0 na partida de ida, o Botafogo não tomou conhecimento do rubro-negro de Zico, Junior e cia. e derrotou o rival por 3x1, com direito ao golaço de Mendonça mostrado no vídeo abaixo.


Chegavam então os confrontos da semifinal diante do São Paulo. No primeiro jogo, no Maracanã, o Botafogo surpreende os favoritos e vence por 1x0 com gol de Marcelo. O alvinegro partia para a capital paulista preparado para a grande pressão de um Morumbi lotado naquele dia 26 de abril de 1981. No entanto, Jérson, aos 10 minutos, e Mendonça, aos 19 minutos, se encarregaram de calar quase 100 mil espectadores, abrindo uma considerável vantagem de 2x0 praticamente no início da partida. No final do 1º tempo, já aos 44 minutos, a primeira mostra do que seria o resto daquela partida. Após pênalti nitidamente inexistente marcado pelo excelentíssimo Sr. Bráulio Zanotto, Serginho Chulapa diminuía o prejuízo: Botafogo 2x1. O intervalo daquela partida seria uma das passagens mais patéticas, pavorosas, deprimentes e deploráveis da história do futebol brasileiro. Jogadores botafoguenses foram ameaçados no vestiário e o trio de arbitragem também foi ameaçado e agredido por “seguranças” do São Paulo F.C.

Jornal de 1981
Jornal de 1981
O Botafogo chegou a decidir não retornar ao gramado para o 2º tempo, mas o então presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), Octávio Pinto Guimarães, conseguiu contornar a situação e o alvinegro voltou a campo. Obviamente, o Botafogo voltou desconcentrado para a partida após os episódios lamentáveis do intervalo, que durou 33 minutos. O que parecia inevitável, após toda essa palhaçada, tornou-se real. O São Paulo empatou a partida com um gol de Éverton aos 21 minutos e virou o placar, novamente através de Everton, aos 32 minutos. Devido à melhor campanha até então, o São Paulo classificou-se para a final diante do Grêmio. Ao menos quiseram os deuses do futebol que o tricolor paulista fosse derrotado em ambas as partidas contra os gaúchos e não conquistassem seu segundo título nacional, para o que teriam de esperar mais cinco anos. Vejam abaixo um vídeo da partida São Paulo 3x2 Botafogo.


Após 21 jogos ao longo do campeonato, o Botafogo venceu dez, empatou seis e perdeu cinco, marcando 33 gols e sofrendo 20. Na citada partida contra o São Paulo, em 26 de abril de 1981, o Botafogo entrou em campo com a seguinte formação: Paulo Sérgio; Perivaldo, Gaúcho, Zé Eduardo e Gaúcho Lima; Rocha, Ademir Lobo e Mendonça (Gilmar); Ziza (Édson), Marcelo e Jérson. O técnico era Paulinho de Almeida. Veja abaixo toda a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1981.

1ª Fase
18/01, Desportiva 0x4 Botafogo
21/01, Botafogo 1x0 Operário-MS
25/01, Corinthians 1x3 Botafogo
28/01, Brasília 0x2 Botafogo
31/01, Botafogo 0x1 Portuguesa
04/02, Pinheiros-PR 2x2 Botafogo
07/02, Botafogo 2x3 Grêmio
14/02, Botafogo 0x2 Goiás
21/01, Galícia-BA 3x1 Botafogo

2ª Fase
07/03, Bangu 0x1 Botafogo
12/03, Botafogo 0x0 Mixto
15/03, Botafogo 2x1 Santos
18/03, Botafogo 5x1 Bangu
28/03, Mixto 2x2 Botafogo
03/04, Santos 0x0 Botafogo

Oitavas-de-Final
09/04, CSA 0x0 Botafogo
12/04, Botafogo 2x0 CSA

Quartas-de-Final
15/04, Flamengo 0x0 Botafogo
19/04, Botafogo 3x1 Flamengo

Semifinais
22/04, Botafogo 1x0 São Paulo
26/04, São Paulo 3x2 Botafogo

Referências: RSSSF Brasil e Futpedia

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Andrezinho e Elkeshow, os carimbadores de faixa

Hoje será apresentado Rafael Marques, atacante que estava no Omiya Ardija, do Japão. A chegada do jogador tem o objetivo de suprir a saída dos dois principais atacantes que a equipe possuía, Loco Abreu (emprestado ao Figueirense) e Herrera (vendido ao Emirates FC).

No entanto, tal necessidade de um homem de frente não parece significar facilidade para o novo Glorioso ser titular. Isso porque Elkeson, originalmente um meia, vem ocupando muito bem a posição. A comprovação disso é o fato de ter marcado 3 gols nos últimos dois jogos ─ um (golaço) contra o Bahia e dois ontem, na magistral vitória contra o campeão da Libertadores, em jogo adiado da 7ª rodada.

Regido por Andrezinho, que cruzou para o primeiro gol e deu a assistência para o terceiro, e também Lucas, que fez o cruzamento para o segundo tento alvinegro, o Botafogo conseguiu uma expressiva vitória de 3 a 1 fora de casa contra o Corinthians. Dois dos três gols foram marcados por Elkeson (ou "Elkeshow"?), que muitas vezes não fez boas partidas atuando no meio-de-campo, mas que vem encontrando seu lugar no ataque. Ponto para o Oswaldo.

É preciso destacar, também, as grandes defesas realizadas (como sempre) pelo melhor goleiro do Brasil, especialmente no primeiro tempo, que garantiram, naquele momento, a vitória parcial de 1 a 0.

O Glorioso vem melhorando a cada partida e precisa manter uma regularidade com esse desempenho. A próxima partida será o clássico contra o Fluminense, domingo, às 16h. É preciso jogar como ontem e vencer o rival, que está bem no campeonato. De qualquer forma, a perspectiva para a competição é boa: Seedorf, Rafael Marques, Lima, Lodeiro e, possivelmente, mais um zagueiro e um atacante se juntarão ao elenco do clube da Estrela Solitária.


DÁ-LHE, DÁ-LHE, DÁ-LHE, FOGO! SEREMOS CAMPEÕES!




Vinícius Franco
botafoguense e colunista do Canal #Sports
Twitter: @franconio

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Canal #Sports na apresentação de Seedorf

Foto oficial do Canal #Sports na cobertura da apresentação do gênio Clarence Seedorf à torcida do Botafogo, na esmagadora vitória sobre o Bahia por 3x0 (dois gols de Cidinho e um de Elkeson) no último sábado, dia 7 de julho, em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012.

Seedorf
Foto: Canal #Sports, a Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC

domingo, 8 de julho de 2012

Dia completamente Glorioso

O último sábado, dia 7 do 7, foi completamente Glorioso ─ a começar pela data, no dia e no mês fazendo-nos recordar de Garrincha, Jairzinho e Maurício (só para dizer alguns), eternos ídolos alvinegros. Mas foi muito além deste fator inevitável. O Botafogo fez muito para que fosse seu dia...

Logo antes do início da partida contra o Bahia, foi apresentada a maior contratação internacional da história do futebol brasileiro, o craque holandês Clarence Seedorf, que traja a sagrada camisa alvinegra como se fosse botafoguense desde criança, parecendo mais um torcedor no meio de outros. Parece que a camisa que estampa a Estrela Solitária no peito nunca caiu tão bem em alguém.

Passada a festa de recepção do novo ídolo frente a mais de vinte mil botafoguenses, tem início a partida; a fácil partida contra um adversário inócuo; a fácil partida devido ao belo nível do futebol alvinegro naquela noite de sábado. O meio-de-campo, com Renato, Andrezinho e Cidinho ─ Cidinho, especialmente Cidinho! ─ tornou tudo mais simples.

No entanto, não foi do meio que saiu a assistência que levou a torcida Gloriosa ao primeiro delírio da noite, e sim da lateral-esquerda: Márcio Azevedo levou o marcador adversário até a linha de fundo e cruzou na cabeça do baixo Cidinho (ou "Seedinho" na noite de ontem), que, livre, colocou no fundo da rede. Logo aos 6 minutos de jogo, o tricolor baiano é desestabilizado.

E o primeiro tempo ainda teria mais uma prova da incontestável superioridade alvinegra na partida. Mais uma vez Cidinho coloca a bola no fundo do gol do goleiro adversário, ex-molambo, quando, aos 45 minutos, arrisca de fora da área, a bola desvia e entra no ângulo do arqueiro, que fica estático.

Para sacramentar o domínio alvinegro, mais uma vez no início de etapa, aos dois minutos do segundo tempo, uma belíssima jogada envolvendo Andrezinho, Renato e o autor do terceiro gol, Elkeson, amplia a vantagem alvinegra e registra um dos mais belos gols do campeonato ─ realmente um golaço!

Cidinho, aquele que tem o nome (e ontem também uma atuação) parecido com o novo ídolo Glorioso, poderia ter marcado seu terceiro gol na partida, não fosse o péssimo árbitro que anulou um gol completamente legal do meia alvinegro. O goleiro adversário se chocou com um zagueiro do seu próprio time, Cidinho cabeceou para o gol (e tomou um chute na cara), mas aquele juiz que não deveria apitar nem em bloco de carnaval anulou.

Aliás, para completar a série de desastres da autoridade máxima (e qualidade inexistente) da partida, Antônio Carlos recebeu um cartão amarelo por levar uma "braçada" no meio da cara. Quem deu? Aquele molambo (vocês sabem quem), que ontem saiu do Engenhão com o rabinho entre as pernas por falar demais e não fazer nada.

Uma bela noite alvinegra, belos espetáculos ─ a apresentação de Seedorf e a tranquila vitória sobre o Bahia ─ e um grande acréscimo na confiança da torcida botafoguense sobre o time, que pode sim pensar grande e sonhar alto neste ano, pelas contratações e pelo bom futebol exibido.


DÁ-LHE, DÁ-LHE, DÁ-LHE FOGO, SEREMOS CAMPEÕES!



Vinícius Franco
botafoguense e colunista do Canal #Sports
Twitter: @franconio

sábado, 7 de julho de 2012

Refulgente novo Glorioso


Saudações alvinegras!

Após muito tempo sem aparecer por aqui, volto a postar movido por um combustível que levou ontem mais de dois mil Gloriosos ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ) e que levará quarenta mil ao Engenhão nas próximas partidas, a começar pela peleja contra o Bahia, quando ocorrerá a apresentação da maior contratação do futebol brasileiro: Clarence Seedorf.

Indubitavelmente, a diretoria do Botafogo marcou um golaço de placa ao contratar o craque holandês. Um grande nome do futebol mundial ─ construído devido a uma brilhante carreira dentro dos gramados ─ agora vestirá a camisa do clube mais Glorioso da história! O tetracampeão da UEFA Champions League e eleito melhor meia do mesmo campeonato na edição 2006/07 irá, a partir de hoje, esbanjar seu brilhante futebol guiado pela estrela mais brilhante dentre todas do universo, a Estrela Solitária!

É um grande orgulho para a torcida ter o craque de 36 anos no time. Sim, tem 36 anos, mas quem acompanha futebol sabe que Seedorf ainda joga em alto nível, capaz de ser titular nos maiores clubes do mundo ─ e não à toa veio para o maior. Não tenho dúvidas de que o mais novo ídolo da torcida fará jus a este título dentro de campo, trajando a sagrada camisa alvinegra, defendida pelos maiores jogadores da história do futebol mundial, com colossal maestria e magnificência!

Seja bem-vindo, Clarence Seedorf! Certamente inspirarás inúmeros outros humildes posts neste humilde blog! Certamente inspirarás a torcida mais maravilhosa do mundo ─ como você já pôde perceber na sexta (06/07) pela manhã...






Clarence Seedorf será oficialmente apresentado à torcida do Botafogo às 17h deste sábado (07/07 ─ data mais Gloriosa, impossível) no Engenhão, antes da partida contra o Bahia (18h30min), válida pela oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

------------------------------------------------------

NÃO PARA POR AÍ ─ E NEM PODE!

Além do craque Clarence Seedorf, outro meia que chegará ao Glorioso é Nicolás Lodeiro, meia de 23 anos do Ajax (HOL) e da seleção uruguaia. O jogador irá se integrar ao elenco alvinegro após as Olimpíadas de Londres, a qual disputará com a Celeste.

Outro atleta que se unirá ao nosso imenso prazer é Lima, lateral-esquerdo de 20 anos que tem contrato com o Internacional até 31 de julho. Após esta data, o jovem jogador estampará a Estrela Solitária em seu peito.

E como o Fogão sofre de déficit de atacantes após a saída de Herrera (para o Emirates Football Club) e Loco Abreu (emprestado ao Figueirense), a diretoria já se movimentou e Rafael Marques, de 29 anos, ex-Omiya Ardija (JAP), fará exames médicos na próxima segunda-feira (09/07) e deverá ser anunciado no dia seguinte.

É possível, também, que Claudio Yacob, volante de 24 anos do Racing (ARG), entre em acordo com o Glorioso, assim como outro zagueiro, cujo nome ainda é desconhecido.


DÁ-LHE, DÁ-LHE, DÁ-LHE FOGO! SEREMOS CAMPEÕES!



Vinícius Franco
botafoguense e colunista do Canal #Sports
Twitter: @franconio