quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arbitragem à parte, Caio tira nossa vitória

Apesar do gol corintiano logo no início do jogo, o Botafogo fez uma partida digna de vitória. Não desmerecendo o Corinthians, que criou várias chances de gol, mas o alvinegro carioca também chegou bem várias vezes ao ataque.
Dentre essas várias vezes, algumas foram interrompidas pela arbitragem, que marcou pelo menos três impedimentos inexistentes. Entretanto, o que mais revoltou na noite desta quarta-feira foi um lance aos 48' do segundo tempo.
Num contra-ataque (que era pra ser) fulminante, Caio tinha a bola diante do goleiro, que estava adiantado – todavia Abreu estava completamente livre à sua direita. Conclusão: o "Talismã" tenta por cobertura e erra, enquanto claramente o Loco tinha totais chances de marcar – Abreu que, é preciso destacar: tem 6 gols em 6 jogos.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nada brilhante, mas a perseverança afastou a derrota

O Botafogo praticou um futebol muito fraco contra o Vasco, especialmente no primeiro tempo. Tão fraco que o fraco time vascaíno conseguiu abrir 2 a 0 no placar.
Durante a primeira etapa, a defesa estava confusa, o meio-de-campo não conseguia acertar passes e, portanto, não era possível esperar algo do ataque.
Entretanto, a volta para o segundo tempo, ainda que com déficit de qualidade, foi marcada pela presença da vontade, da raça.
Herrera, um dos mais perseverantes da equipe, marcou um gol inteligente de cabeça. No final da partida, aos 46', o zagueiro Titi, do Vasco, delirou e imaginou estar num ginásio jogando vôlei. Pênalti para o Botafogo, convertido por Abreu - que faz gol todo jogo.
Não pode-se deixar de mencionar a falta não marcada em Antônio Carlos, que gerou o primeiro gol adversário. Mas competência também não foi o forte da equipe botafoguense ontem.

Dois alvinegros convocados: Mano Menezes mais uma vez convocou Jefferson; e Óscar Tabárez chamou Loco Abreu para disputar amistosos.

Mago mal: Além das atuações apagadas nas últimas três partidas, Maicosuel se lesionou seriamente no joelho e pode ficar o resto do ano fora dos gramados. É esperar o exame e torcer para que ele esteja bem o quanto antes.

sábado, 18 de setembro de 2010

Poderia ter sido melhor, mais ainda estávamos desfalcados

O empate em casa contra o Cruzeiro hoje mostrou que nossos desfalques fazem falta (Jobson, Marcelo Mattos e Marcelo Cordeiro ainda estão no departamento médico), mas nem por isso o time não teve chance de vencer.
Jogando numa certa retranca a maior parte da peleja, o time mineiro por muitas vezes pressionou o Botafogo.
Além da forma defensiva de jogo, Maicosuel, de quem mais se espera bons passes e jogadas desequilibradoras, não executou suas magias habituais. Renato Cajá fez algumas boas jogadas, mas não contou muito com o apoio dos "alas", que tiveram como principal função a marcação (apesar do primeiro gol ter sido do Alessandro).
Pode-se atribuir a falta do gol necessário para a vitória também aos cabeceadores do time (Abreu, Fábio Ferreira e Fahel), que apesar de terem subido bem, finalizaram de forma inócua.
É preciso citar positivamente também Somália e Alessandro, ambos muito bem defensivamente.
O Botafogo, que tem 38 pontos, segue na quarta colocação, mas pode ser ultrapassado pelo Internacional ainda nesta rodada. Entretanto, não sairá da zona de classificação para a Libertadores.
A próxima partida será o clássico contra o Vasco, quarta, às 21h, no Engenhão (apesar do mando ser vascaíno - valeu, CBF!)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Brecha para os corneteiros e pseudo-torcedores

Agora vários "especialistas" vão dizer que o Botafogo está mostrando sua real face, "esquecendo" que o time teve 5 desfalques hoje.

Agora vários "torcedores" vão dizer que a briga pela Libertadores ou pelo título já era.

Tudo bem que perder pro lanterna é triste de qualquer forma, mas taí a brecha pros corneteiros. E pros pseudo-torcedores também.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Abreu e Jefferson nos trouxeram de volta

Depois de muito tempo sem postar nada, estou de volta. Impulsionado pela grande vitória de hoje contra o Santos, lá no Pacaembu, graças ao ídolo que, como de praxe, decidiu: Loco Abreu.

Mesmo amargando a reserva de Herrera depois que voltou da Copa do Mundo, Sebastián Abreu não deixa dúvidas quanto à sua importância para o time. Um claro exemplo foi hoje. Entrou por volta dos 25' do segundo tempo e fez muito mais do que o único atacante durante um tempo e meio Herrera.

Mas vale ressaltar a qualidade do time todo na peleja desta primeira rodada do returno do Brasileirão.
A marcação no meio-de-campo funcionou muito bem, principalmente com Marcelo Mattos e Renato Cajá pelo centro e Alessandro e Cordeiro nas alas.
Maicosuel teve uma atuação não muito brilhante, mas deu lugar para o "meio-herói" do jogo. Mas por que meio e não o único e principal? Porque Jefferson foi simplesmente genial. O paredão alvinegro fez, no mínimo, cinco defesas importantíssimas, que garantiram o zero no marcador adversário.
Destaque positivo também para Fábio Ferreira, um xerife na zaga.

O time jogou bem, com uma marcação firme e, apesar de ataques nem sempre muito eficientes, um mortal com um dos homens mais decisivos do time (pô, Joel, Herrera titular não dá mais, né?!).
Creio que podemos mesmo acreditar que brigaremos seriamente por uma vaga na Libertadores.

"Vivo essa paixão, Botafogo no coração!"

3º - BOTAFOGO - 34 pontos