quinta-feira, 29 de abril de 2010

Vídeo com os bastidores da caminhada para o título

O Botafogo liberou no YouTube a primeira parte de um vídeo com bastidores da caminhada para a conquista do título carioca de 2010. Destaque para as preleções do mítico Joel Santana.



"Queremos chegar no espelho e dizer: eu sou herói!"

"Aqui é BOTAFOGO pra ser CAMPEÃO!"

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O possível retorno do ídolo de 5 meses

Qualquer especulação do retorno de Maicosuel a General Severiano faz os olhos da torcida alvinegra brilharem. E também os do meia-atacante, hoje no Hoffenheim.

Maicosuel chegou ao Botafogo em janeiro de 2009, sem badalações. Mas 5 meses depois, quando deixava o Glorioso para assinar com o clube alemão, tinha status de ídolo. "Magosuel", como foi apelidado pela torcida botafoguense, foi, em 5 meses, o que os alvinegros esperavam, talvez, desde Túlio Maravilha.

Talvez pareça exagero compará-lo com um dos maiores ídolos da história do clube (foi o principal nome do título brasileiro de 95) - e, se tratando de fatos, é mesmo. Mas o sentimento da torcida pelo "Mago" foi de fascínio.

O jogador demonstrou, do início ao fim, tamanha habilidade, dedicação e respeito à camisa que já foi de Garrincha, Nilton Santos, Gérson e outros gênios, que causou um inenarrável encanto nos botafoguenses. A identificação do jogador com o clube foi algo que, na era dos "jogadores mercenários", não se via há muito tempo.

As maiores provas de que Maicosuel continuou no coração dos alvinegros após sua saída é que, mesmo deixando o clube após curtos (e eternos) 5 meses vestindo a camisa do Glorioso, a torcida sonhava com seu retorno a partir do minuto seguinte de sua partida. O que reforça o fato do quão importante ele é para esta torcida, é que ele saiu sem nenhum título. Mas não precisava. 13 gols em 22 jogos e o reconhecimento de melhor meia-esquerda do Carioca já são suficientes para garantir admiração.

Mas admiração não é paixão, quase amor, eu diria, que os botafoguenses sentem por Maicosuel.
Quem não é botafoguense e lê todos esses meus argumentos talvez ainda assim não entenda o motivo de tanto desejo da torcida pelo retorno do craque (sim, para nós, ele é craque). Mas como eu disse no quarto parágrafo, o encanto dos alvinegros por ele é inenarrável.

Maicosuel simplesmente preencheu um vazio que pedia por alguém no coração dos botafoguenses.

O jornalista Rodrigo Bueno diria: "Só quem é botafoguense sabe o que é ser botafoguense. Só quem é..."
Já eu, digo: "Só quem é botafoguense sabe o que é idolatrar o Maicosuel. Só quem é..."

Frases do Maicosuel, sobre seu desejo de voltar a vestir a camisa do Botafogo:

"Não sei se jogarei aqui de novo daqui a três ou dez anos. Mas pretendo atuar no clube novamente antes de encerrar a minha carreira. Se retornar ao Brasil, quero que seja para o Botafogo." - ao deixar o clube.

"Tenho uma dívida com o Botafogo, que se não pagar agora, será mais para frente. Sonho dar títulos à torcida e ao grupo. " - após ser perguntado das chances de voltar ao Glorioso em 2010.

"Pode ser o melhor clube da França, mas a prioridade será sempre do Botafogo. É um clube pelo qual tenho muito carinho, que me valorizou muito e onde fiz amigos como o André Silva (vice-presidente de futebol). Devo ao Botafogo tudo o que sou hoje." - ao ser perguntado sobre o interesse mútuo do Paris Saint-Germain.


Vinícius Franco - @xxVINICIUSxx

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Campanha do título estadual de 2010


Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK

Botafogo (RJ)

Estatísticas:
• 19 Jogos
• 15 Vitórias
• 2 Empates
• 2 Derrotas
• 44 Gols Pró
• 26 Gols Sofridos
• Artilheiro: Loco Abreu (11 gols)

Botafogo Campeão
Campanha:

1º Turno (Taça Guanabara)
16/01, Macaé 2x3 Botafogo
21/01, Botafogo 2x0 Friburguense
24/01, Botafogo 0x6 Vasco
27/01, Tigres do Brasil 1x2 Botafogo
30/01, Botafogo 2x1 América
04/02, Madureira 1x4 Botafogo
07/02, Botafogo 5x2 Resende

Semifinal da Taça Guanabara
17/02, Flamengo 1x2 Botafogo

Final da Taça Guanabara
21/02, Vasco 0x2 Botafogo

2º Turno (Taça Rio de Janeiro)
27/02, Americano 1x3 Botafogo
04/03, Botafogo 2x1 Duque de Caxias
07/03, Fluminense 2x1 Botafogo
14/03, Botafogo 2x0 Olaria
21/03, Botafogo 2x2 Flamengo
25/03, Volta Redonda 0x1 Botafogo
29/03, Boavista 1x4 Botafogo
04/04, Botafogo 2x2 Bangu

Semifinal da Taça Rio de Janeiro
10/04, Botafogo 3x2 Fluminense

Final da Taça Rio de Janeiro
18/04, Flamengo 1x2 Botafogo

Foto: Terra/Agência Lance

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

sábado, 3 de abril de 2010

Dois lutos em uma semana

O Botafogo de Futebol e Regatas entra em luto pela segunda vez na mesma semana.

Na segunda-feira, dia 29 de março, faleceu o grande jornalista Armando Nogueira, um poeta das crônicas esportivas. Levava a paixão pelo Botafogo por onde ia.
Hoje, sábado, 3 de abril, quem nos deixou foi Buza Ferraz, outro conhecido botafoguense. Famoso por ser ator e diretor, Alberto Paula "Buza" Ferraz também era conselheiro do clube do coração.


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Advogado do diabo

Sim, desta vez estou aqui pra defender aquele que está sendo o maior culpado pela derrota botafoguense diante do Santa Cruz - e consequentemente, eliminação da Copa do Brasil.

É fato que o Jefferson falhou em 2 dos 3 gols do time pernambucano. Mas é fato também, que vai descer a lenha no goleiro alvinegro aquele torcedor que só viu os gols do jogo (ou só quis ver isso) ou aquele que tem memória fraca e analisa o futebol superficialmente.
Tudo bem, tudo bem. Ainda assim se forem levadas em consideração todas as grandes partidas do Jefferson, ele poderia ser criticado pela derrota. Mas não massacrado, como alguns estão fazendo. E na minha opinião, as críticas não deveriam ser tão duras.

Quem viu o jogo e tem o mínimo de coerência na análise, sabe que nosso goleiro defendeu 4 ou 5 bolas difíceis, além de um pênalti. Sabe que, se fosse algum dos nossos últimos 4 goleiros, o Santa teria vencido por uns 6 ou mais.

É fato que o Jefferson falhou duas vezes. Mas a culpa é do time inteiro: da defesa, como sempre, só batia cabeça, completamente desorganizada; do meio, como sempre, não criava; e o ataque, como sempre, não pode jogar sozinho, sem o meio - mesmo com Herrera tendo feito dois gols, sempre na raça.

A culpa pela derrota é do time inteiro. Jefferson está incluído nisso, mas não deve ser tirado pra bode expiatório. É injusto!