sábado, 30 de janeiro de 2010

Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1976

Botafogo, o Glorioso AlvinegroMais uma campanha fraca. Assim se pode definir o que fez o Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1976. O número de participantes aumentava a cada ano e dessa vez foram 54 equipes de todo o país disputando a principal competição nacional. Desta vez, vitórias por três ou mais gols de diferença valiam três pontos. As equipes foram divididas em seis grupos na 1ª fase, classificando-se para a 2ª fase quatro de cada. As 24 equipes classificadas foram novamente divididas, agora em grupos de seis, enquanto as eliminadas foram divididas em seis grupos de cinco equipes para a disputa da repescagem. As três primeiras equipes dos principais grupos classificaram-se para a 3ª fase juntamente com as campeãs de cada grupo da repescagem.

As 18 equipes sobreviventes foram divididas em dois grupos na 3ª fase, dos quais os dois primeiros passaram para as semifinais. Nas semifinais, o Corinthians eliminou o Fluminense nos pênaltis no Maracanã e o Internacional, no Beira-Rio, eliminou o Atlético-MG. Na final o clube gaúcho conquistou o bicampeonato ao derrotar o Corinthians por 2x0. Enquanto isso, o Botafogo era eliminado com uma campanha pífia na 2ª fase. Depois de terminar em 3º lugar no Grupo E, ainda na 1ª fase, a equipe alvinegra caiu no Grupo H na 2ª fase, onde terminou em 5º lugar dentre os seis clubes participantes.

Foto do Botafogo em 1976
Ao final, depois de disputar apenas treze jogos e vencer seis, o Botafogo despediu-se do campeonato com duas derrotas consecutivas em casa para Coritiba (2x0) e Grêmio (1x0). Na última partida, diante do Grêmio, o Botafogo entrou em campo no Maracanã, no dia 24 de outubro de 1976, com a seguinte formação: Wendell; China, Osmar, Nilson Andrade, Miranda e Marinho Chagas; Carbone e Cabral; Nilson Dias, Cremílson e Ricardo Silva. Paulo Amaral foi o técnico que comandou o alvinegro carioca. Veja abaixo toda a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1976. No total, o Botafogo marcou 17 gols e sofreu 13.

1ª Fase
01/09, Botafogo-PB 0x0 Botafogo
04/09, Treze 2x4 Botafogo
07/09, Botafogo 2x0 Fluminense-RJ
15/09, Botafogo 0x0 Bahia
18/09, Botafogo 2x1 CRB
22/09, CSA 2x1 Botafogo
25/09, Botafogo 4x1 Fluminense-BA
29/09, Vitória 1x1 Botafogo

2ª Fase
10/10, Operário-MS 2x0 Botafogo
13/10, Botafogo 1x0 Sport
16/10, Corinthians 1x2 Botafogo
21/10, Botafogo 0x2 Coritiba
24/10, Botafogo 0x1 Grêmio

Referências: RSSSF Brasil e Futpedia

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Jancarlos acerta e é opção para a lateral-direita

Jancarlos acertou hoje com o Botafogo e deverá ser apresentado amanhã, sexta (28).

O jogador chega para disputar a lateral-direita com Alessandro, que vem fazendo partidas fracas e é muito criticado pela torcida.

Jancarlos tem 26 anos, é lateral-direito e estava no Cruzeiro. Foi revelado pelo Fluminense e já jogou também por Juventude, Atlético Paranaense e São Paulo.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Botafogo vence o Tigres, mas com uma demonstração de time fraco

O Botafogo venceu o Tigres em São Januário por 2x1 (gols de Herrera e Antônio Carlos) e chegou a 9 pontos, empatando com o Madureira, 2º no Grupo B da Taça Guanabara.
Mas mesmo com a vitória, a apresentação do Alvinegro foi fraquíssima.3

Os defeitos são os mesmos: a defesa e a falta de meio-de-campo.
O Tigres chegou cara-a-cara com gol várias vezes, e só não fez 3 ou 4 gols porque também tem um time muito fraco. Fizeram um gol de falta com Oziel, ex-Botafogo (lembram "disso"?). A defesa alvinegra é muito aberta e desorganizada. Joel vai ter um pepino nas mãos.
O meio-de-campo alvinegro também é inexistente. Somente Renato Cajá e Leandro Guerreiro fizeram uma partida razoável, mesmo este tendo sido expulso.
Lúcio Flávio e Fahel (Eduardo felizmente não jogou - estava suspenso), pra variar, fizeram uma partida pífia.

Herrera continua sendo, ao lado de Jefferson (que teve que ser substituído por Renan após se chocar com um jogador do Tigres - mais informações sobre o goleiro em breve), os únicos jogadores que merecem aplausos da torcida do Glorioso.

Por mais que Joel tente mudar o time, vai ter grandes dificuldades: não tem elenco. Os titulares são fracos e o time não tem reservas "à altura".

Rapidinhas

Nada vem sendo postado ultimamente neste blog sobre a atual situação do time. Em breve voltarei a atualizá-los com frequência, mas por enquanto ficam estas rapidinhas dos últimos acontecimentos:

Vasco goleia Botafogo por 6x0 em pleno Engenhão. Após goleada humilhante, técnico Estevam Soares é demitido.

Joel Santana é o novo treinador do Fogão, mas não deverá comandar o time contra o Tigres, quarta, às 21:50 (transmissão da TV Globo).

No momento, o Alvinegro é o 3º colocado no grupo B, empatado em pontos com o 2º, Madureira, com 6.

sábado, 23 de janeiro de 2010

O tetracampeonato carioca em 1935


Botafogo F. C.O campeonato de 1935 foi histórico para o Glorioso, que havia conquistado o título nos três anos anteriores. O incrível tetracampeonato foi conquistado no campeonato organizado pela FMD (Federação Metropolitana de Desportos) contra oito adversários, incluindo o Vasco da Gama, que seria vice-campeão naquele ano. Além de Botafogo e Vasco, também disputaram a competição Bangu, São Cristóvão, Andarahy, Madureira, Carioca, Olaria e Brasil, este último vindo a abandonar o campeonato em junho devido às precárias condições financeiras.

As oito equipes restantes disputaram o campeonato em três turnos, fazendo 21 partidas cada uma ao longo da temporada. Mais uma vez Carvalho Leite foi o carrasco das defesas adversárias, terminando o campeonato como artilheiro da equipe alvinegra, marcando 15 gols dentre os incríveis 70 marcados pelo Botafogo. Russinho foi outro grande destaque do ataque botafoguense, marcando apenas um gol a menos que o craque Carvalho Leite. Naquela campanha irrepreensível, o Botafogo sofreu apenas duas derrotas e conquistou 15 vitórias. A base da equipe era formada por Alberto, Octacílio e Nariz; Affonso, Martim e Canalli; Álvaro, Leônidas da Silva, Carvalho Leite, Russinho e Patesko.

Botafogo Tetracampeão Carioca em 1935
Na foto acima, em pé: Carvalho Leite, Álvaro, Martin, André, Leônidas, Russinho, Patesko e Moura Costa; agachados: Octacílio, Alberto, Nariz, Canali e Afonso. Veja abaixo toda a campanha do título da equipe de General Severiano:

Campanha
12/05, Olaria 2x5 Botafogo
19/05, Bangu 3x3 Botafogo
26/05, Botafogo 3x0 Brasil (anulado)
09/06, Botafogo 3x0 São Cristóvão
23/06, Botafogo 0x4 Vasco
07/07, Carioca 1x4 Botafogo
14/07, Andarahy 0x3 Botafogo
21/07, Botafogo 2x0 Madureira
11/08, Botafogo 2x1 Bangu (anulado e jogado novamente em 24/11)
01/09, São Cristóvão 2x2 Botafogo
15/09, Vasco 1x1 Botafogo (anulado e jogado novamente em 06/10)
22/09, Botafogo 6x4 Carioca
29/09, Botafogo 3x3 Andarahy
06/10, Vasco 0x1 Botafogo
10/11, Madureira 2x2 Botafogo
17/11, Botafogo 4x1 Olaria
24/11, Botafogo 6x4 Bangu
01/12, Carioca 1x5 Botafogo
08/12, Olaria 3x4 Botafogo
29/12, São Cristóvão 4x6 Botafogo
05/01/36, Vasco 1x0 Botafogo
12/01/36, Madureira 2x3 Botafogo
19/01/36, Botafogo 3x1 Bangu
26/01/36, Botafogo 5x4 Andarahy

Nas últimas rodadas o Botafogo mantinha uma pequena vantagem sobre o Vasco na classificação. Como o Carioca acabou saindo do campeonato faltando duas partidas apenas, todos os seus resultados foram mantidos e a equipe perdeu para Vasco e São Cristóvão por WO. Assim, o Vasco empatou com o Botafogo na classificação, com 32 pontos e um saldo melhor, de 37 contra 27. O Botafogo precisava de pelo menos um empate contra o Andarahy no último jogo para conquistar o título.

O jogo foi disputado, ironicamente, no Estádio de São Januário, pertencente ao Vasco da Gama. Foi uma partida emocionante, disputada somente no ano seguinte, em 26 de janeiro de 1936. Com dois gols de Álvaro, um de Russinho, um de Patesko e um de Carvalho Leite, o Botafogo marcou cinco vezes diante da equipe alviverde do Andarahy. No entanto, Mineiro marcou duas vezes e Chagas e Bianco uma vez cada para o Andarahy. Placar final: Botafogo 5x4 Andarahy. Botafogo tetracampeão carioca de 1932/33/34/35.

Referência: RSSSF Brasil

sábado, 16 de janeiro de 2010

Botafogo estreia bem contra o Macaé, exceto pela insegurança dos zagueiros

Estreando no Campeonato Carioca 2010, o Botafogo foi até Campos, enfrentar o Macaé no Godofredo Cruz. Venceu por 3x2, mas tomou alguns sustos, devido a falta de segurança dos zagueiros.

Logo aos 2 minutos do primeiro tempo, Lúcio Flávio fez um cruzamento perfeito na cabeça do estreante Herrera, que colocou no fundo das redes.
Dois minutos depois, após uma cobrança de escanteio, André apareceu no meio da defesa alvinegra e empatou.

O Macaé continuou pressionando e conseguiu a virada aos 33'. Fernandão girou em cima de Wellington e colocou no canto. Mais uma demonstração de fraqueza da retaguarda botafoguense.

Mas aos 36', numa falta perto da área do Macaé, Lúcio Flávio cobrou com perfeição e empatou.
O gol deu um "gás" ao Glorioso, que continuou partindo pra cima.

Para consagrar a belíssima atuação de Lúcio Flávio, mais uma assistência.
Aos 43', Herrera acertou um chutaço no travessão. Ela sobrou com Marcelo Cordeiro, que passou para o armador do alvinegro na esquerda, que viu o mesmo Cordeiro livre na área. Rede. 3x2.

O segundo tempo foi morno, sem grandes emoções, mas serviu para mostrar a qualidade do garoto Caio, que entrou no lugar de Jorge Luiz. O atacante ex-Volta Redonda mostrou habilidade, velocidade e ousadia.

Ainda no primeiro tempo, vale ressaltar as importantíssimas defesas de Jéfferson nas perigosas chegadas do ataque do Macaé.

Principais nomes da partida: Herrera, Lúcio Flávio e Jéfferson.

Time: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Wellington e Marcelo Cordeiro (Edson); Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lucio Flavio; Jorge Luiz (Caio) e Herrera (Diguinho).
Treinador: Estevam Soares.

Vinícius Franco/Canal #Sports

Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1975

Botafogo, o Glorioso AlvinegroO Botafogo entrou no Campeonato Brasileiro de 1975 tentando se recuperar da campanha ruim do ano anterior. Entretanto, apesar de terminar 18 colocações acima, ficou apenas na 15ª posição, sem incomodar ninguém nem apresentar um futebol convincente a ponto de brigar pelo título, sendo apenas um coadjuvante naquele campeonato.

As 42 equipes participantes da competição foram divididas em quatro grupos: A e B com 10 clubes e C e D com 11 clubes. Na primeira fase os clubes dos grupos A e B se enfrentaram e turno único, o mesmo acontecendo entre os clubes dos grupos C e D. Na segunda fase foram formados os grupos 1 e 2, com 10 clubes cada, que se enfrentaram em turno único; os grupos 3 e 4, com 5 clubes cada, e os grupos 5 e 6, com 6 clubes cada, que também se enfrentaram em turno único. Os grupos 3, 4, 5 e 6 formavam uma repescagem e os líderes de cada grupo passaram para a terceira fase junto com os seis melhores do grupo 1 e os seis melhores do grupo 2. Na 3ª fase foram formados os grupos A e B com 8 equipes cada, dos quais, após um turno único, se classificaram os dois primeiros de cada para as semifinais. A novidade adotada neste campeonato foram os três pontos por vitória conquistada por dois ou mais gols de diferença.

uma foto do Botafogo em 1975
O Botafogo fez uma campanha ruim na 1ª fase, terminando em 7º lugar no grupo A e caindo no grupo 3 da repescagem. Lá conseguiu terminar na 1ª colocação e avançar no campeonato, caindo no grupo A da 3ª fase. No entanto, como era de se esperar pela campanha que vinha fazendo, terminou em 7º lugar no grupo composto por oito equipes. Foi então eliminado, enquanto Fluminense, Internacional, Santa Cruz e Cruzeiro avançavam para as semifinais. Internacional e Cruzeiro eliminaram Fluminense e Santa Cruz, respectivamente, com vitórias fora de casa e seguiram para a final do campeonato, da qual o clube gaúcho saiu vitorioso por 1x0 e sagrou-se campeão.

O Botafogo despediu-se do campeonato de 1975 com uma vitória em solo amazônico diante do Nacional-AM por 2x0, com dois gols de Tiquinho, num jogo que já não valia mais nada. Naquele dia 4 de dezembro o Botafogo entrou em campo, comandado pelo técnico Zagallo, com Zé Caros; Valtencir, Miranda, Cedenir e Marinho Chagas; Dirceu, Carlos Roberto e Dílson; Ademir, Puruca e Tiquinho. Veja abaixo toda a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1975. No total, o Botafogo disputou 21 jogos, dos quais venceu sete, empatou seis e perdeu oito, marcando 24 gols e sofrendo 25.

1ª Fase
20/08, Atlético-PR 2x1 Botafogo
23/08, Botafogo 2x1 Paysandu
31/08, Botafogo 0x2 Cruzeiro
07/09, Corinthians 1x1 Botafogo
14/09, Guarani 1x1 Botafogo
17/09, Botafogo 4x0 Nacional-AM
21/09, Ceará 1x0 Botafogo
24/09, Tiradentes-PI 0x1 Botafogo
28/09, América-MG 1x1 Botafogo
05/10, Fluminense 3x1 Botafogo

2ª Fase
22/10, Rio Negro 1x3 Botafogo
26/10, Moto Club 1x2 Botafogo
29/10, Botafogo 0x0 Comercial-MS
05/11, Botafogo 1x1 Fortaleza

3ª Fase
13/11, Botafogo 2x3 Corinthians
16/11, Palmeiras 2x0 Botafogo
20/11, Botafogo 0x0 América-RJ
23/11, Fluminense 2x0 Botafogo
26/11, Cruzeiro 2x0 Botafogo
29/11, Botafogo 2x1 Guarani
04/12, Nacional-AM 0x2 Botafogo

Referências: RSSSF Brasil e Futpedia

Boavista vence o Bangu com gols de "botafoguenses"

Hoje (sábado, 6), pelo Grupo A da Taça Guanabara, o Boavista venceu o Bangu por 3x0.
E todos os gols da partida foram marcados por jogadores do Botafogo: os dois primeiros, pelo atacante Léo Guerreiro, que atuava no Botafogo-DF, veio para a matriz e foi emprestado ao time de Saquarema. O terceiro e último foi anotado pelo volante Jougle, também do Glorioso, emprestado para ganhar mais experiência.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Botafogo estreia no Carioca 2010 contra o Macaé, em Campos

Amanhã (sábado, 16), o Botafogo irá até Campos dos Goytacazes enfrentar o Macaé, no estádio Godofredo Cruz, às 19h30.
Você poderá acompanhar o placar do jogo em tempo real no Canal #Sports.

A provável escalação do Glorioso para esta partida é a seguinte:

Jefferson; Alessandro, Wellington, Alex Lopes e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Fahel, Eduardo e Lúcio Flávio; Jorge Luiz e Herrera.

"El Loco" Abreu, Somália, Fábio Ferreira e Vinícius Colombiano ainda não estarão em condições de jogo.

Fonte: Lancenet

Volante, cria do rival, se junta ao elenco; e imprensa paraguaia crava Ortigoza no Botafogo

O volante Vinícius Colombiano, revelado nas categorias do base do Flamengo, se juntou ao elenco alvinegro.

E segundo a imprensa paraguaia, outro jogador que pode chegar a General Severiano em breve é o atacante Ortigoza, hoje no Palmeiras. O interesse do Botafogo no jogador já havia sido noticiado neste blog.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Notícias "antigas"

Vocês já devem saber que o Botafogo passou pelo São Carlos na Copa São Paulo de Juniores, se classificando nos pênaltis, após empatar em 1x1 no tempo normal. O goleiro Luis Guilherme foi fundamental, defendendo 3 penalidades.

E devem saber também que o próximo adversário do Botafogo na Copinha será a Portuguesa.
Disputarão uma vaga nas quartas-de-final no próximo domingo, às 16h.

Não pude postar antes, mas está relatado.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Classificação heroica na Copinha; e mais um zagueiro deve assinar

Hoje pela manhã, o Botafogo enfrentou o Nacional-SP pelo último jogo do Grupo X da Copa São Paulo de Juniores 2010. Um empate bastava para se classificar.
O Glorioso saiu na frente com Willian, aos 29' do primeiro tempo. O Nacional virou no segundo tempo.
Mas heroicamente os garotos de General Severiano batalharam até o fim, e nos acréscimos, Wesley acertou uma cobrança de falta de longe.
2x2 e o Fogão classificado como 1º do grupo com 7 pontos (2v e 1e).

Mais um zagueiro deve se juntar ao elenco alvinegro em breve: segundo o GloboEsporte, Fábio Ferreira, que ja jogou no Corinthians, Grêmio e Juventude, e estava no Vitória, chegou ao Rio para assinar com o clube amanhã.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1974

Botafogo, o Glorioso AlvinegroO ano de 1974 viu o Botafogo ter um dos seus piores desempenhos na história do Campeonato Brasileiro. Dentre 40 equipes que disputaram a competição naquele ano, o Botafogo terminou na 33ª colocação, conquistando apenas quatro vitórias em 19 partidas. As 40 equipes que disputaram o campeonato foram divididas em dois grupos na primeira fase, jogando entre si 19 partidas.

A quantidade de equipes foi a mesma do ano anterior, mas o regulamento era diferente. Das 40 equipes, 24 classificaram-se para a segunda fase, onde foram divididas em quatro grupos. Depois de jogarem entre si em turno único, os clubes que terminaram na primeira colocação em cada grupo passaram adiante para o quadrangular final. Novamente em turno único, Vasco, Cruzeiro, Internacional e Santos disputaram a fase final, com a equipe carioca sagrando-se campeã brasileira pela primeira vez.

Fischer
A última partida do Botafogo naquela pífia campanha foi em Porto Alegre, diante do Grêmio, quando empatou em 2x2, com Góis gols de Fischer. O Botafogo entrou em campo naquele dia 13 de junho de 1974 com Jair Bragança; Edmilson, Osmar, Valtencir e Mauro Cruz; Carlos Roberto e Pará; Puruca, Ademir, Nilson Dias e Fischer. Veja abaixo toda a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro de 1974. No total, o Botafogo disputou 19 jogos, dos quais venceu apenas quatro, empatou sete e perdeu oito, marcando 26 gols e sofrendo 29.

1ª Fase
10/03, Remo 2x2 Botafogo
13/03, Paysandu 3x1 Botafogo
16/03, Botafogo 0x0 Olaria
20/03, Botafogo 3x1 Atlético-PR
23/03, Coritiba 3x2 Botafogo
30/03, Vasco 0x0 Botafogo
06/04, Desportiva 2x3 Botafogo
13/04, Itabaiana 2x1 Botafogo
16/04, Botafogo 5x1 Avaí
27/04, Botafogo 1x1 América-RJ
04/05, Tiradentes-PI 2x1 Botafogo
11/05, Sampaio Corrêa 1x1 Botafogo
15/05, Botafogo 2x3 Internacional
18/05, Vitória 3x1 Botafogo
25/05, América-RN 1x0 Botafogo
02/06, Botafogo 1x0 Fluminense
05/06, Botafogo 0x0 Bahia
09/06, Botafogo 0x2 Flamengo
13/06, Grêmio 2x2 Botafogo

Referências: RSSSF Brasil e Futpedia

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Antônio Carlos é confirmado; Morais interessa; e Maurício Assumpção insiste em Ronaldinho Gaúcho

Mais um reforço foi confirmado em General Severiano nesta sexta: o zagueiro Antônio Carlos, ex-Fluminense, e que estava no Atlético Paranaense, chega por empréstimo de 1 ano, assim como Herrera;

Como foi noticiado neste blog, o meia Fellype Gabriel, da Portuguesa, é um dos nomes que interessam à diretoria botafoguense. Mas como o clube paulista está pedindo um valor considerado alto pelo jogador, o Botafogo passou a olhar para Morais, ex-Vasco, atualmente no Corinthians. As negociações estão no início, mas o que pode atrapalhar uma possível vinda do meia é que seu clube disputará o Paulistão e a Libertadores simultaneamente este ano, o que lhe daria chances de voltar a ser titular.
Outro meia que ainda tem chances de ser anunciado no Glorioso é Marquinhos, do Palmeiras;

Eu chamei Maurício Assumpção de piadista quando ele falou em Ronaldinho Gaúcho pela primeira vez. Mas parece que ele está realmente empenhado em tentar trazer o jogador do Milan para o Botafogo.
Segundo ele, não seria para agora. As conversas com Assis (empresário e irmão de Ronaldinho) são constantes.
O presidente alvinegro disse que quer trazer um meia de impacto para o time. E parece que, se este for mesmo Ronaldinho (realmente existe essa chance?), ele viria no meio do ano, já que pode deixar a Europa caso não dispute a Copa de 2010.
Apesar da insistência no jogador duas vezes eleito melhor do mundo, a diretoria também estuda outros grandes nomes, caso a vinda do jogador ex-Grêmio, PSG e Barcelona não se concretize.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Herrera é confirmado; Glorioso consegue grande virada na Copinha

Foi confirmado hoje pela tarde: o atacante argentino Herrera, que estava no Grêmio e já jogou no Corinthians, acertou com o Botafogo.
O jogador será emprestado por 1 ano ao Glorioso.
Por enquanto, ele será o titular do ataque ao lado de Loco Abreu.

Outra boa notícia de hoje a tarde é a bela goleada do Botafogo na Copa São Paulo de Juniores.
Pela segunda rodada do Grupo X, o alvinegro enfrentou a Desportiva Capixaba. Começou perdendo, já que o time do Espírito Santo fez 2x0 nos primeiros 13 minutos de jogo. A reação só começou aos 13', do segundo tempo. Luiz Otávio (que já havia marcado uma vez na primeira partida, contra o Piauí - 3x0) diminuiu, e aos 16, empatou. Carlos Tiago, aos 19', e Renan, aos 33', encaminharam a vitória do Botafogo. A Desportiva ainda diminuiu aos 36', mas a goleada foi sacramentada com Wesley, aos 38'.

O Fogão lidera o Grupo X com 6 pontos, 2 a frente do Nacional-SP, que será nosso adversário na última partida desta fase. Para se classificar, os garotos de General Severiano precisam apenas de um empate.

De meias e atacantes precisamos, mas... de um goleiro?

Mais especulações surgiram hoje. As que mais atendem às necessidades atuais do elenco são para o meio e para o ataque.

Fellype Gabriel, meia da Portuguesa, pode vir para o Botafogo através da Companhia de Participações Esportivas do clube.
Já para o ataque, os nomes são Ortigoza, que terminou seu contrato com o Palmeiras, e Perea, atacante colombiano do Grêmio, que também viria com a ajuda de um fundo de investimentos, este "parceiro" do Botafogo.

Parece que são contratações que se encaixam bem no elenco. O clube precisa mesmo de jogadores dessas posições.
Mas hoje também emergiu a informação de que o Botafogo está, junto com o Atlético-MG, interessado no goleiro Fábio Costa, que pode sair do Santos.
Realmente precisamos de um goleiro? Na minha opinião, só se for pra ser reserva do Jefferson.
E será que o experiente goleiro do Santos aceitaria isso? Tenho minhas dúvidas.

PS: Ontem o empresário de Herrera, atacante do Grêmio, disse que o jogador está entre o Botafogo e o Vasco.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mais duas contratações, uma especulação e menos um patrocínio

A diretoria alvinegra trouxe mais dois "reforços" para o elenco alvinegro: o meia Diguinho, que veio do América-RJ (como já havia sido especulado neste blog) e o zagueiro Edson, ex-Figueirense e Porto.

E já ronda por General Severiano a vontade de trazer um zagueiro para substituir Juninho: Betão, ex-Corinthians, hoje no Dinamo de Kiev.

No que diz respeito a patrocinador, o Botafogo decidiu não renovar com a Liquigás, considerando baixa a proposta da empresa que pertence à Petrobras.
Rumores dizem que a Supergasbras (que patrocinou o Glorioso em 2006) pode acertar.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Primeira contratação de peso

Tudo certo: o atacante da seleção uruguaia, Sebastián Abreu, mais conhecido como "El Loco" Abreu, é o novo atacante do Botafogo!
O empresário do jogador já veio para o Rio assinar e Abreu já deu entrevista como jogador do alvinegro.

É uma ótima contratação para o ataque, sem dúvidas. Nome de peso, o que pode levar mais pessoas ao estádio e vender mais camisas, e atacante competente, o que pode tornar nosso ataque realmente bom.

Mas não pode parar por aí.

O time ainda precisa de reforços. Não tem outro atacante pra fazer par com El Loco. Não tem um meio de ligação de qualidade pra fazer a bola chegar no ataque - pelo menos um jogador de velocidade na posição, nós não temos.

Sem falar na pífia defesa que chega a ser o setor que pede mais urgentemente reforços.

O piadista presidente Maurício Assumpção prometeu 3 nomes de peso. Um já foi confirmado. Mesmo que não venham os outros dois, pelo menos que a diretoria traga bons jogadores para suprir as necessidades do elenco.
Ter um 2010 como foi 2009, não dá!

Contratações já firmadas para 2010:

Somália - volante - ex-América de Natal
Renato Cajá - meia - ex-Grêmio
Marcelo Cordeiro - lateral-esquerdo - ex-Inter
Sebastián Abreu - atacante - Aris (Grécia)

Especula-se:

Antônio Carlos - zagueiro - Atlético-PR
Léo Guerreiro - atacante - Botafogo-DF
Germano - volante - Santos
Marquinhos - meia - Palmeiras
Nunes - atacante - Santo André
Wilson - atacante - Sport
Durval - zagueiro - Sport