terça-feira, 26 de maio de 2009

O título carioca de 1907


antigo Botafogo Futebol ClubeO conturbado campeonato carioca de 1907 parece não ter fim. Naquele ano participavam do campeonato apenas quatro equipes: Botafogo, Fluminense, Paissandu (hoje apenas um clube social) e Internacional (hoje extinto). O regulamento era simples: todos contra todos em turno e returno, sendo consagrado como campeão aquele que obtivesse mais pontos. Veja a campanha do Botafogo naquele ano:

1º Turno
02/06, Fluminense 3x0 Botafogo
16/06, Botafogo 5x3 Paissandu (gols de Emmanuel Sodré (3), Flávio Ramos e Raul Rodrigues)
14/07, Internacional 0x2 Botafogo (gols de Ataliba Sampaio e Raul Rodrigues)

2º Turno
15/09, Paissandu 1x3 Botafogo (gols de Flávio Ramos (2) e Canto)
22/09, Botafogo 4x2 Fluminense (gols de Flávio Ramos (3) e Gilbert Hime)
29/09, Botafogo WOx0 Internacional

Botafogo campeão carioca de 1907
Com grandes atuações de Flávio Ramos, artilheiro do campeonato, com seis gols, o glorioso alvinegro terminou em primeiro lugar empatado com o Fluminense, ambos com 10 pontos. O Fluminense, por possuir um saldo de gols melhor (10 a 5) declarou-se campeão, provavelmente esquecendo-se do fato de que não havia critério de desempate previsto no regulamente, fosse por meio de jogo extra, fosse por meio de saldo de gols. Como ambas as partes não chegaram a um acordo sobre quem seria o campeão daquele ano, iniciou-se uma batalha jurídica que só veio a ter um desfecho em 1996, 89 anos após o ocorrido. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro resolveu declarar então que os dois clubes foram campeões naquele ano.

Referências: RSSSF Brasil e Campeões do Futebol

domingo, 24 de maio de 2009

Grêmio x Botafogo


Numa partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro 2009, o Botafogo vai até Porto Alegre enfrentar o Grêmio no estádio Olímpico.

As novidades deverão ser Gabriel e Castillo de volta ao time.

A partida terá início as 16h (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo pela TV Globo (Rio).

Acompanhe essa partida ao vivo no #Sports

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mais um reforço - desta vez para o ataque


O Botafogo apresentou na tarde desta quarta-feira o atacante Tony (foto), que atuou no Campeonato Carioca desse ano pelo Boavista e marcou cinco gols.

O atacante assinou com o alvinegro até o final do ano e disse que se sente realizado por assinar um contrato com um clube da primeira divisão nacional.

Foto: GloboEsporte.com

Reforço e renovações

REFORÇO

O Botafogo estava negociando a contratação do lateral-esquerdo Leandro, ex-Palmeiras e Fluminense, mas o atleta não conseguiu a liberação do clube que detêm seus direitos: o Porto.


Devido a isso, o reforço para a lateral-esquerda é Michael (foto), ex-Cruzeiro, Santos e Palmeiras e que estava no Dinamo de Kiev (UCR)

RENOVAÇÕES

O jovem meia recém-promovido aos titulares, Rodrigo Dantas, e o também jovem atacante Júnior, renovaram o contrato até 2014.

Outro que está perto da renovação é o volante Leandro Guerreiro.

Foto: CanalBotafogo.com.br

#Sports - www.canalsports.com.br

terça-feira, 12 de maio de 2009

Botafogo e Santo André só empatam no Ramalhão


Em um jogo de dois tempos distintos, Botafogo e Santo André empataram em 1 a 1, na noite deste domingo, no estádio Bruno José Daniel, no ABC Paulista, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Na primeira etapa, os donos da casa dominaram as ações e saíram na frente, mas o Fogão foi bem melhor no segundo tempo, chegou ao empate e ainda teve um pênalti claro em Jean Coral não marcado pelo árbitro Wilson Souza de Mendonça, que também errou ao validar o gol alvinegro - Victor Simões estava impedido.

As duas equipes têm a semana livre para trabalhar, corrigir os erros e tentar a vitória no próximo fim de semana. No sábado, o Ramalhão enfrenta o Coritiba - que estreou com derrota para o Palmeiras - no Couto Pereira, às 18h30m. Já o Glorioso volta a campo no domingo, quando recebe o Corinthians no Engenhão, também às 18h30m - o Timão também começou com o pé esquerdo no Brasileirão, sendo batido pelo Internacional.

Fonte: Globo Esporte

Opinião/Canal #Sports:

O Botafogo jogou na maior parte do tempo como time pequeno. Como o time fraco que está fazendo acreditarem que seja.

Jogar retrancado contra o inofensivo Santo André, é piada. Perder gols bobos, é imperdoável.

O árbitro errou? Sim, mas isso não seria tão relevante se o Botafogo tivesse jogado como um time imponente frente ao Santo André.

Mas sempre existe aquela "teoria": Um empate fora de casa nunca é mal; mas... se for assim, vencer em casa é mais do que obrigação.

Canal #Sports - www.canalsports.com.br - http://webchat.canalsports.com.br

domingo, 10 de maio de 2009

Botafogo estréia hoje (10/05) no Campeonato Brasileiro

O Botafogo inicia hoje (domingo, 10/05) sua participação no Campeonato Brasileiro 2009.

O alvingero carioca irá até São Paulo enfrentar o Santo André no estádio Bruno José Daniel - o Ramalhão.

O Botafogo continua com Maicosuel e Reinaldo lesionados, portanto, fora dessa partida.

Segundo o jornalista Paulo Vinicius Coelho, o time provável é o seguinte: (3-5-2) – Renan, Juninho, Leandro Guerreiro e Wellington; Alessandro, Fahel, Túlio Souza, Thiaguinho e Eduardo; Jean Carioca e Victor Simões.

Canal #Sports - www.canalsports.com.br - http://webchat.canalsports.com.br

domingo, 3 de maio de 2009

De novo...

Vice estadual frente ao Flamengo pela terceira vez seguida.
Até quando?